sexta-feira, maio 16, 2008

Especialistas alertam para risco climático

Um dia de forte calor em Campo de Ourique, Lisboa. Enquanto na Rua Saraiva Carvalho a temperatura regista 39ºC, a escassos metros dali, em pleno Jardim Teófilo de Braga, no centro do bairro, podem-se registar menos 6ºC, graças às condições microclimáticas proporcionadas pela vegetação.
Esta substancial diferença térmica é apenas uma das primeiras conclusões do projecto UrbKlim, apresentado ontem, durante a conferência internacional "Cidades e Alterações Climáticas", que termina hoje na Universidade de Lisboa.Em execução há dois anos e constituído por um grupo interdisciplinar de investigadores, onde também participa a Protecção Civil da capital, o UrbKlim tem como objectivo estabelecer os limites do conforto da população perante determinadas condições climatéricas e avaliar os riscos da poluição e do vento em Lisboa.
Segundo a coordenadora do estudo, Maria João Alcoforado, o projecto irá definir orientações para tornar os espaços urbanos exteriores mais saudáveis. "Lisboa, como outras cidades, é vulnerável porque conta com uma maior concentração de serviços ou população. Definidas as orientações mais facilmente podem-se encontrar soluções e tomar decisões que melhorem a qualidade do ambiente urbano", garantiu a investigadora do Centro de Estudos Geográficos.
"Trata-se de um projecto que pode ser adaptado a outros locais", disse. Quatro áreas foram analisadas nos Verões de 2006 e 2007.
Nas áreas ribeirinhas de Alcântara e Parque das Nações estudou-se o conforto bioclimático dos utilizadores.
Nos jardins de Campo de Ourique e Campo de Santana, as condições microclimáticas.A equipa concluiu que os lisboetas sentem mais conforto com o calor do que com o frio. Por outro lado, a temperatura nos jardins registou valores mais baixos do que na área envolvente.
Para Silvia Paula Pelham, uma das investigadoras do UrbKlim, a orientação e o edificado urbano condicionam e influenciam fortemente a ventilação nos espaços estudados.
in Jornal de Notícias

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com