segunda-feira, março 03, 2008

CDS questiona ATM sobre medidas de combate à pobreza

Os deputados do CDS-PP na Assembleia da República e na Assembleia Municipal de Lisboa encontraram-se este sábado com a Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios (ATM).
A visita realizou-se na sequência da publicação do primeiro relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, que apontava a freguesia de Marvila, Lisboa como "vulnerável à pobreza".
Para Eduardo Gaspar, da direcção da associação, as autoridades "despejaram" em Marvila problemas sociais, com a construção de bairros sociais, sem existir a preocupação de resolver as causas da pobreza, desemprego ou falta de formação.
Em Marvila, "faltam equipamentos sociais e infra-estruturas, instalações para a população ocupar os tempo livres e acesso ao emprego", sendo que a freguesia tem o "estigma de Chelas", com os problemas de carácter social, que afectam toda a zona.
A construção e arquitectura do bairro é de "fraca qualidade", critica Eduardo Gaspar, que aponta não existir qualquer preocupação de carácter social para com as pessoas que foram habitar na freguesia, provenientes de realojamentos ou outras situações sociais.
O responsável da Tempo de Mudar reforçou a necessidade de se "pensar Marvila como um sistema interdependente, com uma visão integrada para a freguesia".
Na sua opinião, o espaço tem que ser visto "como um todo e não em sistemas isolados, que levam à degradação, à pobreza e a outros problemas", explicou o dirigente associativo.
Os representantes da ATM e do CDS-PP foram recebidos pelo Sr. Belarmino Silva, da Junta de Freguesia de Marvila. Neste encontro a ATM reforçou a necessidade de uma visão integrada das problemáticas da educação, emprego e saúde no combate à pobreza. Foi ainda mencionado que a criação de uma freguesia habitável passa pelo cumprimento das estratégias de desenvolvimento sustentável. As questões do ordenamento do território, planeamento urbanístico da construção e das assessibilidades não podem ser ultrapassadas e a Junta de Freguesia deverá cumprir os projectos aprovados pela Câmara Municipal de Lisboa e não apenas desperdiçar os dinheiros públicos em empreitadas que não obedecem aos desenhos para o Espaço Público e Espaços Verdes.
A ATM mostrou o desagrado em relação à obra na Rua Norte Júnior que viola os projectos existentes para aquela artéria.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com