quarta-feira, abril 02, 2008

Protecção Civil - São Domingos cria Plano de Emergência

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica está a elaborar o seu Plano Local de Emergência, cujo objectivo central é "estabelecer uma regular actuação organizada e articulada com os agentes de protecção civil em caso de necessidade".
Este Plano Local de Emergência será elaborado com base num pormenorizado estudo que o Centro Organizacional de Emergência (COE) vai realizar, cuja coordenação está a cargo de Margarida Wandschneider, licenciada em Direito, além de ser Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e ter formação Sanitária na Cruz Vermelha Portuguesa.
Segundo Margarida Wandschneider, o COE, que funciona em regime de voluntariado, vai proceder a um levantamento, uma caracterização, da Freguesia de São Domingos de Benfica, segundo critérios da Protecção Civil, para definir pormenorizadamente riscos e necessidades num eventual cenário de emergência.
Assim, a caracterização da freguesia compreenderá o aspecto urbanístico, nomeadamente o estado do edificado, as actividades desenvolvidas, o comércio, além de ser efectivado um levantamento sócio-económico, permitindo definir e avaliar riscos em casos de catástrofes como terramotos, incêndios, cheias, etc.
O objectivo de Margarida Wandschneider e do Rodrigo Gonçalves, presidente da Junta, é que o Plano Local de Emergência esteja totalmente concluído até Dezembro deste ano.
O COE, liderado por Wandschneider, será constituído por seis elementos voluntários recrutados de acordo com o seu perfil e terão formação específica em protecção civil, garantindo-lhes competências específicas de actuação e que garantam a sua acção imediata, em caso de necessidade, até que o controlo da situação esteja assegurado pelo Departamento de Protecção Civil da Câmara Municipal de Lisboa.
A missão deste Plano Local de Emergência é assegurar a organização e gestão das operações de protecção civil e das medidas excepcionais de emergência, no período imediatamente seguinte à ocorrência, com vista a reduzir quer os danos humanos e materiais, quer os efeitos sobre o ambiente, bem como colaborar na reposição e reabilitação das condições mínimas de normalidade.
Outras atribuições do COE destinam-se a promover a informação da população sobre os riscos, as vulnerabilidades e as medidas de autoprotecção a adoptar, assim como promover a aplicação de medidas de prevenção adequadas para a minimização de riscos, além da difusão de avisos e informação geral às populações e às equipas de intervenção

in Jornal de Lisboa

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com