quinta-feira, março 06, 2008

Plano de Drenagem defende construção de reservatórios em Lisboa para prevenir cheias

A construção de quatro grandes reservatórios e um túnel entre a Almirante Reis e Santa Apolónia são algumas das soluções para prevenir cheias apontadas hoje pela equipa que está a elaborar o Plano de Drenagem de Lisboa.
As intervenções, com um custo estimado em 140 milhões de euros, foram apresentadas pela equipa do consórcio Chiron/Engidro/Hidra, no Espaço Monsanto, em Lisboa, e serão analisadas pela autarquia.A Câmara está a negociar uma parceira com a EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres), para suportar os custos da intervenção na rede de saneamento, que é a mais antiga do país, adiantou o vice-presidente da Câmara, Marcos Perestrello (PS).
"Temos a percepção que será necessário um investimento na ordem dos 200 milhões de euros, que deve ser realizado no período de 10 anos", disse o autarca.
Uma das obras propostas no plano é a construção de um "túnel de um quilómetro, com profundidade de 65 metros, entre o Martim Moniz e Santa Apolónia, conforme expôs o engenheiro José Saldanha Matos, da Hidra. Esta é uma solução de "transvase" proposta devido à impossibilidade de se fazer um reservatório naquela zona.
O plano propõe também a construção de quatro grandes reservatórios "para atenuação dos caudais máximos", construção ou reconstrução de colectores com falta de capacidade de escoamento, aumento da capacidade elevatória da zona ribeirinha, entre outras medidas.Na bacia de Alcântara é proposta a construção de um reservatório na zona de Benfica - Campolide, e de um outro no ramal das Avenidas Novas. Nesta zona é também apontada a construção de quatro comportas, junto ao centro comercial Fonte Nova, junto ao largo General Sousa Brandão, junto à rua Inácio de Sousa e em São Domingos de Benfica.
A construção de reservatórios no Intendente, no Vale de Chelas e na zona da Avenida de Berlim e Infante D. Henrique, são outras intervenções propostas.
in Público

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com