quarta-feira, março 26, 2008

Negociações com credores que pedem transferência da dívida para a banca não estão concluídas - António Costa

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), revelou hoje que a autarquia tem sido questionada por credores para uma eventual transferência da dívida para a banca, acrescentando que nenhuma negociação nesse sentido foi concluída.
"Têm vindo a decorrer contactos com os grandes credores. Nessas negociações, que não estão encerradas, houve efectivamente credores que questionaram se a Câmara aceitaria a cessação de crédito", disse António Costa durante a reunião pública do executivo municipal.
O autarca respondia a uma questão do vereador comunista Ruben de Carvalho que citou uma notícia do semanário "Sol" segundo a qual credores da autarquia estariam a transferir para a banca a dívida da Câmara, como uma forma de "contornar" o chumbo do Tribunal de Contas ao empréstimo de 360 milhões de euros que o município pretendia contrair para pagar dívidas a fornecedores contraídas em mandatos anteriores.
Ruben de Carvalho questionava esta medida por considerar que "não está estudada, nem autorizada por ninguém, nem pela Câmara, nem pela Assembleia Municipal".
António Costa esclareceu que "na cessação de créditos, o devedor [neste caso, a Câmara] não tem intervenção, é informado que o crédito foi cedido". Só há intervenção por parte do devedor se as condições do crédito se alterarem, acrescentou o autarca da capital.
O presidente da Câmara reiterou que "não há nenhuma negociação ainda fechada totalmente com os grandes credores" e afirmou que "quando houver conclusões a Câmara será informada".
"É uma operação comercial normal",acrescentou
O vereador do movimento Lisboa com Carmona, Pedro Feist, também vê com naturalidade esta operação, recordando que uma solução semelhante foi equacionada no mandato anterior, sob a presidência de Carmona Rodrigues.
Na altura, o Tribunal de Contas foi questionado sobre a operação, não se tendo pronunciado até ao final do mandato, acrescentou Pedro Feist.
"A nós não nos choca este tipo de transacção", sublinhou.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com