terça-feira, dezembro 04, 2007

LNEC vai incluir "dados relevantes" do estudo

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) vai incorporar na sua análise sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa os dados que entender "relevantes" do estudo promovido pela Associação Comercial do Porto (ACP), garantiu, ontem, o ministro das Obras Públicas.
"O LNEC vai considerar os dados [do estudo da ACP] que entender que são relevantes para a sua análise", disse Mário Lino. O ministro, que falava aos jornalistas à margem de uma conferência sobre a rede transeuropeia de transportes [ver noticiário na página 16], explicou que não estava no país quando o estudo foi divulgado, mas garantiu ter dado instruções ao LNEC para o avaliar.
O estudo da ACP, realizado pela Universidade Católica, aponta para uma economia de cerca de dois mil milhões de euros face aos custos da Ota (3,1 mil milhões), se se mantiver a Portela para voos regulares e optar pela Base do Montijo para as chamadas companhias de baixo custo. Se este segundo aeroporto ficasse em Alcochete e fosse sendo desenvolvido em função da procura, também se poupariam 1,7 mil milhões face à Ota. De acordo com o estudo, o Montijo poderia abrir já em 2010.
Após a divulgação do documento, quinta-feira passada, fontes governamentais excluíram a possibilidade de o LNEC o integrar na sua análise, alegando que o mandato desta instituição é apenas para comparar a solução defendida pelo Governo (Ota) com a preconizada pelo estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (que aponta para o Campo de Tiro Alcochete).
A análise comparativa surgiu depois de o próprio presidente da República ter defendido que todas as soluções devem ser ponderadas quando está em causa um investimento de grande porte e com consequências tão importantes. O estudo do LNEC será entregue ao Governo no dia 12, prevendo-se que o primeiro-ministro anuncie a localização em Janeiro.

in Jornal de Notícias

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com