quinta-feira, dezembro 06, 2007

Lisboa e Porto entre 136 cidades com risco futuro de grave cheia

A Lisboa e Porto fazem parte de um conjunto de 136 cidades portuárias de todo o Mundo que vão correr sérios riscos de inundações com alcance suficiente para pôr em risco dezenas de milhares de pessoas e destruir bens no valor de milhares de milões de euros. As contas foram feitas pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos) e são projectadas para um futuro quase certo de repetição de grandes cheias centenárias e de agravamento das condições climáticas.
Em alguns pontos do globo as consequências serão devastadoras. Maior concentração da população, alterações climáticas, retorno cíclico de uma grande cheia por século esta mescla de circunstâncias fará de 136 cidades portuárias em todo o Mundo pontos de grandes perdas. Humanas e patrimoniais.
A OCDE traçou os cenários previsíveis para 2070 entrando em linha de conta com algumas variáveis. Lisboa e Porto surgem nessa listagem de risco, onde se inclui mais uma dezena de cidades portuárias europeias, algumas delas ainda mais ameaçadas.Com e sem alterações climáticas, com ou sem grandes alterações económicas assim foram traçados diversos cenários para avaliar o que poderá acontecer às 136 cidades/regiões portuárias que têm pelo menos um milhão de habitantes e acentuarão o seu crescimento populacional. Lisboa e Porto entraram neste cálculo da OCDE e naquele conjunto.
É certo que não ilustram os cenários mais dramáticos traçados para 2070, mas a sua evolução demográfica e económica tenderá a acentuar as consequências humanas e materiais de cheias.

continue a ler no Jornal de Notícias

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com