quarta-feira, novembro 07, 2007

Trabalhadores de limpeza ameaçam entrar em greve

O STML convocou os trabalhadores de limpeza urbana do município de Lisboa para plenários gerais que se vão realizar às 22h30 de hoje e às 10h de amanhã, onde serão debatidas «questões relacionadas com a segurança, higiene e a saúde no trabalho», afirmou Joaquim Jorge, coordenador da acção reivindicativa do STML.
A «degradação e desinvestimento das condições de trabalho neste sector profissional» são uma das razões dos plenários, refere o sindicato num comunicado de imprensa.
Joaquim Jorge acusa a Câmara Municipal de Lisboa de «não comprar equipamento» essencial para a higiene e segurança dos trabalhadores, «como por exemplo luvas», o que «tem reflexo no trabalho executado».
Como exemplo, o sindicalista apontou a situação de «dois trabalhadores que se recusaram a executar tarefas por não terem luvas».
Esta recusa levou a que «fossem sancionados com faltas injustificadas» pela CML, denunciou o responsável sindical, salientando que este caso acabou por ser determinante para a marcação dos plenários.
Joaquim Jorge diz que o STML vai tentar «aprovar uma moção que pede maior investimento nos equipamentos de segurança», moção essa que será depois entregue à autarquia.
O sindicato promete «esperar duas semanas por desenvolvimentos» e reacções da câmara, e caso as suas reivindicações não sejam atendidas ameaça avançar com uma paralisação dos serviços de limpeza.
Os plenários vão-se realizar no Complexo Municipal da Boavista.
Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com