segunda-feira, novembro 19, 2007

CDS apela à CML e Governo para resolver a falta de enfermeiros em Alvalade e Lumiar



MOÇÃO

Centros de saúde do Lumiar e Alvalade.
Como promover a saúde sem uma gestão responsável dos recursos humanos?


As consultas de saúde materno-infantil, de planeamento familiar bem como o apoio domiciliário e as campanhas de vacinação nos Centros de Saúde do Lumiar e Alvalade, estão comprometidas pela falta de enfermeiros.

Em especial no que respeita ao caso do Lumiar, de um quadro que deveria ser de 60 enfermeiros, estarão ao serviço apenas 20 a tempo inteiro e mais 17 a meio tempo e contratos a termo.

No que respeita aos contratados a termo, a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo põe em risco a sua renovação, nem propõe qualquer solução que permita estabilizar e motivar um quadro de enfermeiros fundamental ao bom exercício das funções que a ARS devia garantir.
Esta situação teve já consequências com o atraso nos planos de vacinação infantil e manifesta insuficiência nas acções de planeamento familiar.

Planeamento familiar que tem de ser hoje uma prioridade absoluta face aos números dramáticos de Interrupções voluntárias da gravidez (3.000 em 3 meses) anunciados recentemente e que revelam uma realidade que terá graves consequências na saúde física e psicológica das mulheres envolvidas e dos seus parceiros.

De facto, estes indicadores revelam a irresponsabilidade do Governo, demonstrativa na grave falha no planeamento familiar, uma vez que revela que as campanhas de métodos anticoncepcionais são insuficientes, gerando comportamentos de risco que não auguram nada de bom, culminando em muitos casos na propagação das DST (doenças sexualmente transmissíveis), cujos números são de conhecimento geral.

A Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 20 de Novembro de 2007, roga à Câmara Municipal que se mobilize na defesa da saúde dos seus munícipes, chamando o Governo às suas responsabilidade e demonstrando assim a anunciada “atitude pró-activa e cooperante” que passou a reger a relação entre a CML e o Governo.

O Grupo Municipal do CDS-PP

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com