terça-feira, outubro 09, 2007

Último troço do Eixo Norte-Sul abre amanhã

O último lance do Eixo Norte-Sul, entre o Lumiar e a Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), é inaugurado amanhã. Isto quase dez anos depois da abertura do primeiro troço, que liga a Ponte 25 de Abril à Avenida Padre Cruz.
O anúncio foi feito ontem pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, durante uma visita às obras do Metropolitano, no Terreiro do Paço. O governante disse aos jornalistas que "a cidade de Lisboa tem estado martirizada com estas obras todas", referindo-se às do último lance do Eixo Norte-Sul e às do metro.
Finalmente, "Lisboa livra-se agora de tudo isto", sublinhou.No que toca à morosidade na concretização do lance do Lumiar, o ministro Mário Lino justificou o facto com as "várias interrupções nos trabalhos, devido a questões ambientais e outras situações que implicaram alterações dos traçados" nesta estrutura rodoviária.Na verdade, o estudo de impacte ambiental ficou concluído em 1996, foi reanalisado em 1998 e só aprovado em 2000, mas com alterações solicitadas pela Câmara Municipal de Loures relativamente ao nó de Camarate.
Um dos protestos que mais marcou marcou mais este último lance foi encabeçado pelos moradores da freguesia da Ameixoeira, que alegavam que a construção da via os isolava do resto da freguesia. Outro problema era o mercado municipal do Lumiar, já que estava previsto que a obra passasse por aquela zona. A solução passou pela construção de um viaduto com um dos pilares a assentar no interior do próprio mercado.(...)

in DN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com