terça-feira, outubro 23, 2007

Decisão sobre reestruturação de empresas municipais até ao fim do ano - Manuel Salgado

O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, afirmou hoje que até ao fim do ano haverá uma decisão sobre a reestruturação da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL).
Em declarações à Agência Lusa na apresentação do Atlas de Habitação de Lisboa, o vereador socialista disse que "até ao fim deste ano haverá uma decisão" sobre o futuro da EPUL e das Sociedades de Reabilitação Urbanas (SRU).
Apontando que "o caminho a seguir ainda não está definido", Manuel Salgado adiantou que a EPUl deverá "retornar às origens", defendendo que a empresa municipal deverá voltar "à sua função de urbanizadora e construtora e não tanto de promotora imobiliária".
Manuel Salgado destacou a importância da "parceria entre o sector público e o privado", afirmando que "os promotores imobiliários não são o inimigo" do bom planeamento mas antes "actores essenciais".
O arquitecto salientou que, a partir dos anos 70, "a administração pública perdeu a capacidade de fazer cidade", o que resultou numa "perda de qualidade sensível".
O Atlas da Habitação de Lisboa, em que a EPUL compilou dados sobre a habitação em Lisboa, comparando-os com a situação nacional e europeia, é uma "ferramenta muito rica, que permite conhecer melhor a cidade e conhecer melhor é planear melhor", disse ainda Manuel Salgado.
Ao longo de milhares de quadros, gráficos e mapas, o Atlas, editado em CD-ROM, disponibiliza dados sobre a evolução do parque habitacional em Portugal e na Europa, concentrando-se especialmente na cidade de Lisboa.
As estatísticas ali compiladas são um "ponto de partida" para estudos comparativos, até agora dificultados pela dispersão dos dados por várias entidades, afirmou o presidente do Conselho de Administração da EPUL, João Pereira Teixeira.
O Atlas apresenta ainda dados relativos ao mercado imobiliário, à recuperação de habitações em Lisboa e aos preços por metro quadrado, por freguesia, crédito à habitação e construção e encargos com a habitação.
Além destes dados, são apresentados indicadores sobre a evolução da população, tanto nas últimas décadas como no que se prevê para o futuro.
Os dados do Atlas foram recolhidos junto do Instituto Nacional de Estatística e outras entidades nacionais e europeias.
in Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com