terça-feira, setembro 04, 2007

Fórum Cidadania reclama intervenção nos espaços verdes

O Fórum Cidadania Lisboa reclamou hoje da Câmara Municipal uma maior atenção aos espaços verdes da cidade, classificando de lastimável o estado dos jardins, parques e logradouros.
Numa missiva dirigida ao presidente da autarquia, António Costa, e ao vereador responsável pelos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, este movimento de cidadãos afirma que "não há tempo para estados de graça" e sugere várias intervenções para os dois anos em que a cidade vai ser governada pelo Executivo municipal eleito em 15 de Julho.
O Fórum Cidadania Lx quer ver denunciados contratos e protocolos da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que entende não serem benéficos para a cidade.
Segundo o fórum, existe um "contrato exorbitante" com uma empresa de jardinagem responsável pela manutenção dos espaços verdes da Avenida da Liberdade, "sem resultados práticos" e o promotor do Rock-in-Rio não cumpriu o contrato no que respeita a centros sociais, substituição da vedação, vigilância e reposição do coberto vegetal na zona do palco.
Neste capítulo, o fórum diz ainda que o contrato do Clube de Tiro de Monsanto não foi renovado, expiraram todos os prazos e as alternativas apresentadas pelo clube "continuam nefastas" para a serra.
Além de defenderem um melhor tratamento para as árvores da cidade por parte da autarquia, estes cidadãos pretendem uma atitude "pró-activa da CML junto do Governo", em defesa das tapadas das Necessidades e da Ajuda, tuteladas pelo Estado, e que afirmam estar "semi-abandonadas".
A arborização da colina do Convento e Quartel da Graça, uma intervenção urgente nos jardins históricos de Lisboa e a reavaliação dos planos de pormenor do Palácio da Ajuda e Palacete Ribeiro da Cunha, bem como dos bairros da Liberdade e Serafina são outras reclamações.
O Fórum Cidadania reivindica também a criação de um novo espaço verde em zona habitacional.
"Propomos a criação do Jardim da Penha de França, com base na ideia defendida pelos moradores", lê-se no documento hoje divulgado.
Apoio à criação de hortas urbanas - à semelhança de um projecto desenvolvido no Porto - e "um plano consistente de novas plantações" de árvores, em sintonia com a elaboração de um regulamento do espaço público são outras medidas avançadas.
O fórum sugere ainda que seja criada uma comissão de acompanhamento, aberta à participação dos cidadãos, relativamente à Quinta das Conchas e à Quinta dos Lilases, "uma vez que já se fazem sentir algumas ameaças às mesmas, por via da construção de urbanizações nas suas imediações".

in Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com