sexta-feira, julho 27, 2007

Estudos: lisboetas gostam da cidade, mas contestam habitação e poluição

Os habitantes de Lisboa e de Braga são dos que mais gostam de viver na sua cidade. É o que revela um inquérito a 75 cidades da Europa.
Praticamente 90% dos lisboetas estão muito contentes por viver na sua cidade e os bracarenses mais ainda (cerca de 95%). Mas mais de 75% dos primeiros não acha que seja fácil encontrar um trabalho em Lisboa, enquanto a percentagem dos segundos baixa para quase 60%.
Estas são algumas das conclusões de um inquérito de opinião sobre a qualidade de vida feito em 75 cidades da União Europeia, além da Croácia e Turquia. Em Portugal, Lisboa e Braga foram as cidades escolhidas.
De acordo com o estudo (ver relacionado no final deste texto), a questão em que bracarenses e lisboetas mais divergem é na habitação. Enquanto Braga está na terceira posição europeia, depois de Leipzig (Alemanha) e Aalborg (Dinamarca), onde é possível encontrar um bom alojamento a preços razoáveis (mais de 60%), em Lisboa cerca de 80% dos seus habitantes pensa o contrário. A pior cidade europeia neste capítulo é Paris.
Para os lisboetas (cerca de 80%), a poluição também é um grave problema da capital, enquanto que em Braga essa percentagem, se bem que maioritária é menor (60%). Mas em toda a Europa são os atenienses que mais sentem esse problema (mais de 90%) e os holandeses de Groningen os menos afectados.
Quanto à rede de transportes e existência de espaços verdes e jardins, lisboetas e bracarenses pensam praticamente o mesmo, na ordem dos 50-60% no índice de satisfação.
Os habitantes de Lisboa e Braga sentem-se também em segurança (75% dos primeiros e 90% dos segundos). A cidade mais segura é outra vez Aalborg e a menos Istambul (Turquia).
Em termos globais, o inquérito demonstrou que as pessoas gostam de viver nas cidades e esperam que estas sejam cada vez melhores para viver e trabalhar.

in Expresso online

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com