terça-feira, abril 03, 2007

Opositores da Ota juntam-se em estudo sobre sítios alternativos

Os defensores do aprofundamento de estudos para determinar uma localização alternativa à Ota para o novo aeroporto de Lisboa uniram esforços num grupo de trabalho e apresentam uma análise dentro de um mês e meio. Em causa estão quatro localizações na Margem Sul, além da Ota Poceirão, Faias, Pinhal Novo e Campo de Tiro de Alcochete.
O estudo, que arrancou em Novembro de 2006, está a ser coordenado pelo professor do Instituto Superior Técnico José Manuel Viegas é apoiado pelas associações patronais da Indústria, do Turismo e do Comércio, assim como pela Associação de Turismo de Lisboa, disse ontem o presidente da Câmara de Lisboa. De acordo com Carmona Rodrigues, que falava ao JN à margem de uma conferência promovida pelo PSD sobre o novo aeroporto de Lisboa, o objectivo é fazer uma análise que "nunca foi feita" e onde se contemplam vários impactos para cada hipótese, incluindo a Ota.
"Até podemos concluir que a a Ota é a melhor opção", admite Carmona, explicando que os técnicos estão a avaliar as implicações para a navegação aérea, económico-financeiras, custos, ambiente, turísticas, entre outras, de todas as opções.
À partida, defende Carmona, numa fase transitória a abordagem "mais realista" para o novo aeroporto passa pela chamada opção "Portela +1", que implica manter o actual aeroporto até ao limite, apoiado por outro secundário. Na prática, explica, o que está a ser avaliado é o impacto da manutenção da Portela em simultâneo com qualquer uma das quatro localizações em análise. Esta hipótese, contudo, não é viável se a opção recair pela Ota, tendo em conta os custos da infra-estrutura e a impossibilidade de ser construída faseadamente.

continue a ler no JN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com