quinta-feira, março 29, 2007

Quercus vai apresentar projectos Agenda 21

A Quercus vai apresentar à Assembleia Municipal de Lisboa três projectos de intervenção na cidade que visam a requalificação do espaço público e o envolvimento da comunidade escolar na defesa do desenvolvimento sustentável.
Para o bairro da Quinta Bela Flor, que a associação considera estar isolado, a Quercus propõe o «prolongamento da carreira 71», que faz actualmente o percurso entre o bairro da Serafina e a Estação de Campolide, além da criação de uma área florestal, com diversas espécies, que possa ser utilizada pela população, disse à Lusa o presidente do Núcleo Regional da Quercus de Lisboa, Carlos Moura.
A associação de conservação da natureza defende que o bairro, situado na freguesia de Campolide, está mal servido de transportes e não tem uma área verde de que a população possa usufruir de «forma agradável», pelo que a Quercus deverá apresentar uma proposta de definição de «um zonamento de diferentes espécies» à Câmara de Lisboa e à junta de freguesia nos próximos dias.
Carlos Moura afirmou que já foi apresentada a proposta de prolongamento da carreira à Carris, sem que até agora tenha havido resposta.
De acordo com o mesmo responsável, a Quercus tem desenvolvido contactos com a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz, para apresentar as suas propostas, embora a data não esteja ainda agendada.
A associação está também a elaborar propostas para a instalação em Lisboa de empresas não poluentes, adiantou.
Para a zona do Baluarte de Santa Apolónia, a Quercus tenciona apresentar um projecto de requalificação do espaço onde existe o forte, que está «praticamente em ruínas», abarcando espaços verdes circundantes, disse.
A associação está à procura de parcerias, tendo já estabelecido um protocolo com a Associação dos Amigos dos Castelos, adiantou Carlos Moura.
Segundo o dirigente da Quercus, os Amigos dos Castelos elaboraram há alguns anos um projecto apresentado à Câmara de Lisboa, mas que não chegou a avançar e poderia ser reformulado, incluindo a opinião dos moradores sobre os equipamentos.
Neste sentido, foi já realizado um inquérito à população que deverá traduzir-se em propostas concretas, avançou.
Outro projecto da Quercus é a Agenda 21 Escolar - Educação para o Desenvolvimento Sustentável e para o Exercício da Cidadania, a desenvolver com a colaboração dos centros educativos e as autoridades locais.
O objectivo é «elevar o conhecimento sobre os problemas de desenvolvimento sustentável» junto da comunidade escolar para que esta «os conheça e se torne mais consciente dos direitos de cidadania para que se possa fazer representar numa Assembleia Municipal ou Assembleia de Freguesia com propostas», referiu.
Todas estas propostas se inserem na Agenda 21, que designa o programa de acções para o qual contribuíram governos e sociedade civil em 179 países com o objectivo de passar da teoria à prática na área do ambiente, tendo em vista a qualidade de vida das populações e um desenvolvimento harmonioso.

in Portugal Diário

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com