segunda-feira, março 12, 2007

Plano estratégico do porto de Lisboa deverá ser apresentado em Maio

O plano estratégico da Administração do Porto de Lisboa (APL) para os próximos 20 anos deverá ser aprovado em assembleia geral em Abril e apresentado publicamente no dia 8 de Maio - data em que se assinalam os cem anos da entrada em vigor da Carta de Lei através da qual o rei D. Carlos I entregou a gerência do porto a um conselho de administração autónomo. Estas datas foram avançadas ontem ao PÚBLICO pelo presidente do conselho de administração da APL, Manuel Frasquilho, no dia em que se comemorou a passagem de um século desde que a referida Carta de Lei foi assinada pelo monarca. Segundo Manuel Frasquilho, Abril deverá ser não só o mês da aprovação do plano estratégico, que o responsável salientou ser do conhecimento da secretária de Estado dos Transportes e seguir as suas orientações, mas também do arranque da construção do terminal de cruzeiros de Santa Apolónia.
É nessa altura que vão ter início os trabalhos de "alinhamento da muralha" e de desassoreamento da Doca do Terreiro do Trigo, adiantou o gestor. A expectativa do presidente do conselho de administração da APL é que o terminal de cruzeiros de Santa Apolónia seja inaugurado "no final do primeiro semestre de 2009".
Para tal, Manuel Frasquilho espera que até ao final deste ano seja possível determinar com o Governo se a construção da estação marítima será inteiramente assumida pela APL ou se o desenvolvimento da vertente comercial do edifício ficará nas mãos de um promotor privado. 300 mil em cruzeiroSegundo a previsão da administração portuária, em 2007 os navios de cruzeiros deverão trazer à capital cerca de 300 mil passageiros, número que permitirá ultrapassar o recorde estabelecido em 2006, quando o número de turistas foi de cerca de 270 mil. Para tal contribuirão os oito paquetes de grandes dimensões que, de acordo com Manuel Frasquilho, vão fazer escala no porto de Lisboa ao longo do ano.
Até ao final de 2007, o gestor acredita que será possível concluir o projecto da nova sede da APL, que vai nascer a partir do ano seguinte em Algés, junto ao Centro de Controlo do Tráfego Marítimo, estrutura projectada pelo arquitecto Gonçalo Byrne que foi inaugurada em Julho de 2001. Quanto à nova sede, lê-se no sítio da APL na Internet que será um edifício "em forma de paralelepípedo alongado", com dois pisos, que assentará "sobre pilotis", acrescentando-se que "alinha segundo a direcção e inclinação" do equipamento vizinho.

continue a ler no Público online

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com