segunda-feira, março 19, 2007

O perigo mora aqui

Apesar da reabilitação urbana ter sido designada como a prioridade do mandato de Carmona Rodrigues - e do seu antecessor na Câmara de Lisboa (CML), Santana Lopes, ter também feito dos prédios degradados e devolutos uma das suas bandeiras - a verdade é que há centenas de prédios em ruína na capital. Neste momento, o perigo é tal que há vários edifícios, em zonas nobres, rodeados por perímetros de segurança para evitar imprevistos maiores para peões e automóveis.
Uma das situações que melhor ilustra este cenário de degradação acontece no Bairro Alto, uma das zonas mais movimentadas da cidade, especialmente à noite, e, simultaneamente pólo de atracção de muitos turistas. Do edifício que ocupa as Ruas de S. Pedro de Alcântara, do Diário de Notícias, Travessas da Água da Flor e da Boa Hora, caiu, em Fevereiro, uma pedra do telhado, que por sorte não atingiu ninguém. O imóvel está vazio e o perímetro à sua volta interdito.
Como o passeio é curto e está vedado, os transeuntes têm de desviar-se para a faixa de rodagem. Segundo a CML o prédio foi vistoriado em 2006 e o dono intimado. Deu entrada com um projecto de demolição e contenção, que foi deferido em Novembro. Entretanto o imóvel foi alienado e, na sequência de uma ocorrência, foi vistoriado a 22 de Fevereiro deste ano, do que resultou uma intimação. O novo dono deu entrada a mais um projecto de demolição e contenção, e no último dia 13, o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) deu parecer favorável.

continue a ler no DN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com