sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Hotéis, marina, habitação e jardins podem nascer em Pedrouços

Dois estádios, uma marina, habitação e espaços verdes poderão nascer na zona ribeirinha de Pedrouços, segundo um projecto da Administração do Porto de Lisboa, que contempla infra- estruturas para acolher o «Estoril Open» e o circuito mundial de vela.
O plano urbanístico de revitalização da zona, com cerca de 600 mil metros quadrados, encomendado pela Administração do Porto de Lisboa (APL), já foi entregue ao Governo, revelou à Lusa Teresa Ramires, da Contacto Atlântico, ateliê de arquitectura responsável pelo projecto.
O projecto prevê a criação de uma «cidadezinha» numa frente de cinco quilómetros entre a Torre de Belém e a Ribeira do Jamor, explicou a responsável.
A instalação de serviços e comércio e a construção de edifícios de habitação para mais de 4.500 habitantes integram ainda o plano, que privilegia os espaços verdes e de fruição pública e dá «grande prioridade à água», explicou Teresa Ramires, do ateliê a que pertence o arquitecto André Caiado, antigo responsável pelo projecto de reconversão daquela zona no âmbito da candidatura portuguesa à realização da Taça América em vela este ano, que decorrerá em Junho em Valência (Espanha).
Entre as intervenções previstas no plano de urbanização estão a recuperação da marina situada junto à Docapesca e a construção de dois estádios, equipamentos que poderão acolher o torneio de ténis «Estoril Open» e o circuito mundial de vela World Sailing League (WSL), dois projectos do empresário João Lagos.
A marina que existe naquele local, actualmente desactivada, será reabilitada, de acordo com um estudo de mercado sobre as várias dimensões dos barcos.
Dos dois estádios, um de maior e outro de menores dimensões, o «grande» terá condições para receber o torneio de ténis, mas o espaço deverá ser dinamizado com actividades lúdicas e culturais, adiantou Teresa Ramires.
Diário Digital / Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com