quinta-feira, janeiro 04, 2007

Obras no Marquês de Pombal só terminam no fim do mês

Afinal, as obras à superfície de construção do túnel do Marquês, na zona do Marquês de Pombal, em Lisboa, não ficaram prontas até ao final do ano, como o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciara numa visita à obra. Em Agosto, Carmona Rodrigues garantiu que, até ao dia 22 de Dezembro, as obras à superfície estariam concluídas e que a circulação na zona voltaria à normalidade, o que ainda parece longe de acontecer.
Segundo os serviços camarários, os trabalhos em curso só devem ficar prontos no fim deste mês, embora garantam que a obra do túnel não está atrasada. Mantém-se a intenção de o inaugurar no fim de Março, sem a saída para a Avenida António Augusto de Aguiar, que fica dependente da realização das obras de reforço do túnel do Metro.
Quem hoje passa pelo Marquês de Pombal continua a deparar-se com um cenário de obras e uma parafernália de redes metálicas e enormes blocos de betão que tentam orientar o trânsito e os peões. A sinalização horizontal e vertical, bem como algumas paragens de autocarro, são também ainda provisórias.
Para quem sobe a Avenida Fontes Pereira de Melo a pé, até à zona do hotel Sana, o passeio é um exíguo corredor delimitado por uma rede metálica e estruturas de cimento. O mesmo sucede com quem desce, onde o passeio ainda não está arranjado e os peões caminham pela faixa de rodagem, com uma rede metálica a fazer a separação da zona onde circulam os automóveis .No sopé do Parque Eduardo VII, ainda há muitas obras em curso e a zona continua a ser ocupada pelo estaleiro e depósito de materiais. As duas rampas do túnel já existentes na Fontes Pereira de Melo - uma de saída, outra de entrada - também estão vedadas com redes metálicas e blocos de betão, que impedem a entrada de carros e de pessoas. O mesmo sucede com a saída na Avenida António Augusto de Aguiar.
Contactado pelo JN, Silva Ferreira, director municipal de Projectos e Obras, confirmou que há um ligeiro atraso na conclusão destes trabalhos, que está relacionado com a decisão de fazer o reperfilamento de parte dos passeios da avenida, que não estava inicialmente prevista no contrato. O responsável conta que a obra fique concluída até ao fim de Janeiro, permitindo que a circulação na zona volte à normalidade. A Câmara Municipal de Lisboa mantém intenção de abrir o túnel do Marquês até ao fim de Março, mas garante que não o fará sem que estejam reunidas todas as condições de segurança, ainda que isso possa implicar algum atraso. Certo é que vai abrir "coxo", sem a saída para a Avenida António Augusto de Aguiar, cuja conclusão está dependente da obra de reforço do túnel da Linha Amarela do Metro que, na Avenida Fontes Pereira de Melo, passa a cinco centímetros do túnel.
Em Novembro, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu que o concurso público para a realização da empreitada seria lançado "em breve", mas não disse quanto iria custar nem quanto tempo iria durar. O túnel abre dois anos após o previsto e ainda sem contas finais.

in JN - foto de José António Domingues

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com