sexta-feira, janeiro 26, 2007

Jardim da Estrela às escuras

È considerado um dos ex-líbris da cidade de Lisboa, mas há mais de um ano que "vive na escuridão". O Jardim Guerra Junqueiro (mais conhecido por Jardim da Estrela), na Lapa, está aberto das sete da manhã até à meia-noite, mas, na opinião de quem por lá passa, "só convida a um passeio enquanto o sol ainda tem força".
É que dos 98 candeeiros espalhados pelo espaço apenas seis estão a funcionar.Quem, por prazer ou necessidade, tem de passar por este jardim lamenta a situação. Os utilizadores afirmam que "está criado um ambiente propício a assaltos e insegurança".
"Quando anoitece, sobretudo no Inverno, o jardim deixa de ser convidativo. Existe apenas uma luz aqui e outra acolá", afirma José Roque, que costuma passear no jardim. "A escuridão é mais propícia para os assaltos. Até quem saía do trabalho e passava por aqui para encurtar caminho deixou de o fazer, preferindo percorrer uma maior distância", explica.
José Manuel, outro frequentador, explicou ao JN que "já foram colocados cerca de seis projectores para remediar o problema da iluminação. Sobretudo porque existe uma creche no jardim e os pais não se sentiam seguros quando vinham buscar as crianças", disse.
Este homem, que todos os dias passa algumas horas neste espaço, diz que a PSP e os agentes do programa Escola Segura têm um papel importante, "porque várias vezes ao dia fazem a ronda ao Jardim da Estrela e afastam algum perigo".
Ao que o JN apurou junto do presidente da junta de freguesia da Lapa, o problema da iluminação reside na infra-estrutura de subsolo, que deveria ter sido substituída em 2004 durante as obras de reabilitação do jardim. A solução está a cargo da EDP, que confirmou um atraso na data de início da intervenção, que deveria estar terminada este mês.A empresa garante, agora, que as obras arrancam em Fevereiro.
Fonte da EDP afirmou ao JN, que "o plano de intervenção está pronto". "Faltam ser afinados os últimos pormenores , em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, para que o revestimento dos arruamentos seja danificado o menos possível", explicou. A mesma fonte esclareceu que este tem sido um dos motivos pelos quais a obra tem tardado a arrancar.
O presidente da junta de freguesia, Nuno Ferrero, critica o atraso e responsabiliza a EDP pela lentidão do processo. "É uma vergonha que o jardim esteja há mais de um ano sem iluminação", disse, ao JN. "Dou razão às queixas das pessoas. Este é um dos melhores espaços verdes da cidade e não pode ficar abandonado", diz.
O autarca admite que, "sem iluminação, o panorama de insegurança é crescente, e por isso, são menos as pessoas que vão até ao jardim". Em Fevereiro, a junta pretende iniciar as feiras de antiguidades e coleccionismo, que se vão juntar à feira de artesanato que já se realiza ao primeiro domingo de cada mês.
in JN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com