terça-feira, janeiro 23, 2007

Belém ganha centro social a custo zero para o Estado

A freguesia de Santa Maria de Belém, em Lisboa, vai ter em breve um centro social e um novo jardim público, que irão nascer num espaço transformado em lixeira há décadas, localizado no interior do Bairro das Terras do Forno, disse ao DN o presidente da junta de freguesia, Fernando Ribeiro Rosa.
O novo equipamento público, que ficará a custo zero para o Estado, será inserido num novo conjunto residencial, constituído por 13 novas vivendas geminadas, o qual deverá começar a ser erguido nos próximos meses.
O empreendimento, que já tem o loteamento e o projecto genérico aprovados pela câmara, resultou de negociações entre a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, a Câmara de Lisboa e o Instituto Nacional de Habitação (INH) visando uma solução para a requalificação urbanística do lote, que se encontrava abandonado desde a Exposição do Mundo Português, ali realizada nos anos 40 do século passado.
Foi naqueles terrenos que começaram por ser depositadas parte das toneladas de pedras originárias das demolições no antigo bairro de Belém, para possibilitar a construção da actual Praça do Império. Finalizada a Exposição do Mundo Português, apontada como o principal acontecimento cultural dos 48 anos do regime do Estado Novo, os terrenos das Terras do Forno ficaram expectantes durante décadas, apresentando actualmente um ar degradado e de lixeira no interior de uma zona residencial.
Fernando Ribeiro Rosa disse ao DN que o projecto imobiliário final, da autoria do arquitecto João Paciência, está praticamente concluído, faltando apenas dois acertos técnico relativos às instalações dos funcionários e à zona reservada aos caixotes do lixo. O centro social, que ficará na posse da junta, terá um auditório para 120 pessoas, uma sala multiusos, um palco descoberto, bar e uma pequena galeria de arte.
A reconversão daquele lote expectante, localizado no meio do Bairro das Terras do Forno, próximo das instalações da junta de freguesia, começou a ser negociada pela autarquia há alguns anos.
Os terrenos públicos eram propriedade do antigo Instituto de Fomento Habitacional, passando posteriormente para a posse do INH, que lançou o concurso público para a construção do empreendimento imobiliário. Ao concurso apresentaram propostas quatro empresas, acabando a vencedora por assumir a construção do centro social e de um espaço reservado para jardim público, cuja manutenção será assegurada pela junta.
Satisfeito com o acordo alcançado, que permitirá a Belém usufruir de um centro social sem custos para o Estado, Ribeiro Rosa revela que o acordo entre a autarquia e o INH será objecto de escritura pública nos próximos dias.

Nota: O executivo da freguesia de Santa Maria de Belém é constituído pelo PSD e CDS-PP

in DN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com