segunda-feira, dezembro 11, 2006

Obras transtornam quem mora e trabalha no Lumiar

Habitantes e comerciantes da Alameda das Linhas de Torres queixam-se da demora dos trabalhos em curso naquela via pública e do transtorno causado pela obra da Câmara de Lisboa - que, alegam, devia prolongar-se por alguns meses mas vai afinal demorar quase um ano.
No passado mês de Julho, moradores e trabalhadores naquela artéria foram informados pela Junta de Freguesia do Lumiar de que as obras de reabilitação da camada betuminosa teriam início em meados de Agosto. Segundo um comerciante, Rui Lemos, foi ainda confirmado que estas teriam a duração de três meses. "No entanto, ainda nem vão a metade", reclama este proprietário de uma loja de móveis na alameda.
O presidente da Junta de Freguesia do Lumiar diz, contudo, que as obras vão realizar-se em quatro fases, tal como divulgado num comunicado publicado no site da autarquia, e que estarão finalizadas apenas em Junho de 2007. Os prazos, garante Nuno Roque, estão a ser cumpridos "dentro do possível", apesar do atraso de 15 dias que houve na conclusão da primeira fase, e são os que estão definidos desde o início. "Mas não é a junta que afixa os timings por sua iniciativa. A câmara municipal é que envia um ofício com as datas", explica.
Na opinião de Lina Dias, moradora na Alameda das Linhas de Torres, estas obras "foram o diabo" e "não era preciso tanto tempo para fazê-las". "Gerou-se muita confusão, na hora de ponta há muito trânsito" e os acessos a algumas zonas estão restritos a moradores e transportes públicos, protesta esta e outros residentes.
Os vendedores queixam-se ainda da má sinalização e da falta de estacionamento, que tem levado a quebras nas vendas. "Está tudo mal sinalizado e as pessoas queixam-se que isto está baralhado", protesta Rui Lemos, que até nem se considera muito prejudicado, porque tem uma loja antiga e possui clientes fixos.
Já Vítor Fonseca não pode dizer o mesmo. Proprietário de um café, sentiu uma quebra de clientes na ordem dos dez a 15 por cento por causa das obras. O comerciante diz que há falta de lugares para deixar o carro e que a circulação é confusa, o que faz com que, por vezes, as pessoas só quando chegam ao final da rua é que se apercebem das obras, sendo obrigadas a voltar para trás.

Operários "estão duas semanas sem cá vir"
Outro comerciante diz que os trabalhadores que estão alcatroar a via "aparecem com as máquinas dois ou três dias e depois estão duas semanas sem cá vir". "Isto é feito aos solavancos", acusa Rui Lemos, admitindo que a culpa, às vezes, pode ser da chuva, mas acrescentando que há dias em que moradores e comerciantes não encontram explicação para a ausência de pessoal capaz de fazer avançar a obra.
"É necessário demorar este tempo todo, dada a dimensão da obra", contrapõe a assessora do vereador das Obras Municipais na Câmara de Lisboa, explicando que os trabalhos em curso consistem na colocação de um tapete completamente novo. Quanto aos problemas causados, Cristina Valério diz que "o benefício de ter uma alameda nova tem estes incómodos", acrescentando que as pessoas têm que se submeter a algumas limitações se querem ver a via arranjada e em condições.
No passado dia 4 de Dezembro terminou a primeira fase dos trabalhos, que corresponde à faixa descendente entre o Centro Comercial do Lumiar e a Avenida Rainha D. Amélia. No dia seguinte teve início a segunda fase, com obras na faixa ascendente, que deverá ser dada por terminada em meados de Fevereiro de 2007. A terceira e quarta fases, que correspondem à renovação do tapete entre a Rua Francisco Stromp e a Avenida Rainha D. Amélia, deverão terminar em meados de Abril e Junho, respectivamente.
"Aqui na junta gostávamos de ver tudo bem feito e um pouco mais depressa", admite Nuno Roque, explicando que a obra não se limita ao tapete, englobando também o saneamento e a sinalização. O presidente da Junta de Freguesia do Lumiar sublinha que é "uma obra necessária" e manifesta a sua expectativa de que, no futuro, a Alameda das Linhas de Torres se transforme numa via "mais segura e agradável".

in Público

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com