segunda-feira, novembro 27, 2006

População de Carnide define prioridades

Segurança,Espaços Verdes e Educação são as três áreas que os munícipes de Carnide consideram de intervenção prioritária naquela freguesia lisboeta. No inquérito feito no âmbito do Orçamento Participativo, a população aponta também a falta de estacionamento como um dos pontos negros. "Há zonas onde o caos é completo" reconheceu ao JN Paulo Quaresma, presidente da Junta de Freguesia.
Para resolver o problema, o autarca defende a instalação de parquímetros no eixo que liga a Quinta da Luz à do Bom Nome, a par da construção de parques de estacionamento. "Com a definição de lugares para os residentes" e a "fiscalização efectiva da PSP", salvaguardou.
Depois de uma experiência, em 2004 - com a realização de reuniões descentralizadas sobre diversos temas - a Junta de Freguesia decidiu promover, mais uma vez, o "Orçamento Participativo", tendo em vista as grandes opções para o próximo ano. Na primeira fase, foi distribuído um inquérito à população, estando neste momento a decorrer encontros com moradores, responsáveis de instituições locais e vereadores da Câmara de Lisboa, para discussão dos resultado do inquérito.Por último, explicou Paulo Quaresma, "será elaborado um plano de intervenção cujo desenvolvimento será devidamente fiscalizado pelos moradores", tornando a gestão da junta "mais transparente". Saliente-se que Carnide é a única freguesia de Lisboa que adopta o modelo de "Orçamento Participativo".
No que diz respeito aos espaços públicos, os moradores criticam o "serviço municipal de recolha de lixo, a falta de placas toponímicas nas zonas novas da freguesia e o desprezo com que os espaços verdes são tratados, designadamente em Telheiras", adiantou Paulo Quaresma.
Nas 232 respostas que chegaram à junta de freguesia, os munícipes também manifestam "grande preocupação pelo estado de degradação do centro histórico", assim como em relação ao futuro da centenária Feira da Luz. Uma questão que se encontra, aliás, em discussão na freguesia.

in JN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com