domingo, novembro 26, 2006

"Ponto negro" de Marvila é a rede viária

Espaços públicos e edificado a a necessitar de obras, exclusão social e uma rede viária composta por grandes vias que "retalham" Marvila - como Avenida Santo Condestável e o prolongamento da Avenida dos Estados Unidos da América - estão entre os "pontos negros" desta freguesia de Lisboa, enumerados ontem durante o I Congresso da Junta de Freguesia de Marvila, onde marcaram presença autarcas, urbanistas, sociólogos e residentes.
As boas acessibilidades para entrar e sair de Marvila (o problema é circular no interior), a boa rede de transportes públicos, parques verdes como o da Bela Vista e a relação com o rio Tejo, foram, por outro lado, algumas das mais-valias apontadas. Juntam-se ainda as oportunidades, como a possibilidade de ali ser instalada a estação de comboio de alta velocidade, a terceira travessia do Tejo, o Hospital de Todos-os-Santos, a feira popular e a futura cidade administrativa e judiciária. De acordo com um inquérito recente, elaborado pela Universidade Independente junto de 290 residentes e revelado no Congresso, 84% da população de Marvila gosta de viver na freguesia.
Os mais satisfeitos são os moradores dos bairros dos Alfinetes e das Salgadas. Os mais descontentes pertencem aos bairros Marquês de Abrantes e Lóios. A "Zona J" e Chelas (pela negativa) e as marchas populares (pela positiva) foram os conceitos associados a Marvila pelos inquiridos. O nível de segurança e a higiene urbana os sectores menos cotados, numa escala de 0 a 10 pontos, em 12 bairros, com médias de 2,6 e 3,8. O valor médio mais alto foi atribuído às acessibilidades e transportes (6,5), seguido das infra-estruturas educativas (5,8) cidadania e equipamento urbano (ambas com 5,1), recursos médico-sanitários (5). Espaços verdes, habitação e desporto obtiveram uma média de cerca de 4 pontos.
Questionados 240 não residentes sobre o conceito a que melhor associam Marvila, 41% respondeu que são as marchas populares, 22% Chelas, 12% o Rock in rio, 9% Zona J e 5% feira do Relógio.
in JN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com