terça-feira, outubro 24, 2006

Programa de Habitação para a Inclusão quer ajudar grupos de risco a reintegrarem-se na sociedade

A Câmara pretende disponibilizar habitação temporária a pessoas que estejam a ser auxiliadas por entidades ou instituições sociais mas que necessitam de um alojamento para poderem finalizar a sua etapa de inclusão no meio social. Crianças em risco, indivíduos sem abrigo, prostitutas, toxicodependentes e ex-reclusos são considerados prioritários.
O processo de candidatura a estas habitações terá de partir, sempre, das instituições que acompanham as pessoas em risco, tendo essas mesmas instituições a obrigação de fazer o acompanhamento da evolução dos indivíduos durante o período em que permaneçam nestes alojamentos, período esse que nunca poderá exceder os quatro anos. A bolsa inicial deverá ser constituída por cerca de 30 fogos, espalhados pela cidade.

A Câmara Municipal, nomeadamente o pelouro da Habitação Social, tutelado pela vereadora Maria José Nogueira Pinto, de quem partiu esta iniciativa, identificou já algumas dos organismos e instituições com quem poderão vir a ser estabelecidos protocolos de cooperação nesta matéria. Teremos por exemplo, no caso das crianças em risco, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; a Associação O Ninho e a Obra Social das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor para a prostituição; O Instituto de Reinserção Social do Ministério da Justiça no caso dos ex-reclusos; a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o pelouro da Acção Social da CML para os sem abrigo e o Ministério da Saúde, que poderá ainda indicar algumas instituições para o caso dos toxicodependentes.

A ideia principal é, de acordo com Maria José Nogueira Pinto, proporcionar às pessoas em fase avançada de readaptação à realidade social, a oportunidade de terem um espaço seu, ainda que temporariamente, para poderem aprender ou reaprender a fazer coisas aparentemente simples como a gestão e manutenção de uma casa ou a simplesmente relacionarem-se com os seus vizinhos.

continue a ler aqui

in site da CML

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com