quarta-feira, outubro 11, 2006

PR arranca com Roteiro para a Inclusão em Lisboa

No arranque do terceiro Roteiro para a Inclusão, Cavaco Silva foi conhecer o projecto Entreajuda, em Lisboa, criado em 2004 para ajudar as instituições de solidariedade a apetrecharem-se e a melhorarem a sua gestão. Na apresentação, o Presidente da República ficou a conhecer o portal social criado pela Entreajuda, que disponibiliza “on-line” informações úteis para as instituições, e a bolsa de voluntariado, que funciona também com base na Internet e tem por finalidade “casar a procura e oferta de voluntários”. No final da sessão, o Presidente foi convidado a sentar-se em frente a um computador e registar-se como o primeiro inscrito na bolsa de talentos (voluntário) desta base de dados.

No primeiro dia do terceiro roteiro presidencial, o chefe de Estado explicou que os problemas gerados nos grandes centros urbanos “requerem uma atenção particular dos poderes públicos”, nomeadamente os idosos, os sem-abrigo ou os imigrantes.
Cavaco Silva reforçou ainda um “apelo aos cidadãos, às empresas e às instituições” para que “façam uma demonstração prática da dimensão social”.

Ainda de manhã, o Presidente da Republica visitou o Centro de Apoio Social de São Bento, uma instituição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que se dedica à reinserção de sem-abrigo. Em seguida foi conhecer, na Serafina, a actividade do Centro Social Paroquial de S. Vicente de Paulo e mostrar boas soluções práticas para melhorar a qualidade de vida em bairros sociais antigos que se foram degradando.

Regresso a Belém com pedido de “casa mais baixinha”

Retida em casa desde Abril, Elvira Gaspar, 74 anos, aproveitou a visita do Presidente da República, Cavaco Silva, no âmbito do Roteiro para a Inclusão, para formular um desejo especial:
“Precisava de um a casa mais baixinha”.
Por “mais baixinha” quis a costureira reformada, de roupão e chinelos azuis, aludir a uma casa de acesso mais fácil do que o quarto andar sem elevador em que reside, num prédio degradado situado numa rua adjacente a um dos pontos mais centrais de Lisboa, o Saldanha. Um quarto andar acessível por uma escadaria escura e a ranger a que o chefe de Estado subiu para mostrar um caso de exclusão extrema em meio urbano, idêntico a outros que proliferam pela cidade. Aproveitando a presença de Cavaco Silva e de uma extensa comitiva de jornalistas e autarcas, a idosa aproveitou, sôfrega, a rara oportunidade: “Isto está intragável. À noite vêm-me bater à porta. Não mora aqui ninguém no prédio. Todas as noites, todas as noites... não mora cá ninguém”.
Sozinha há 22 anos, Elvira Gaspar disse ter ouvido do Presidente da República a promessa de que o seu caso não será esquecido.

“Os poderes públicos têm que ter imaginação para ajudar estas pessoas”, disse, já à saída do prédio, o chefe de Estado, lembrando que cerca de 25% da população lisboeta é idosa.

O Roteiro para a Inclusão prosseguiu com uma visita privada ao lar da Associação O Ninho, um centro de acolhimento a mulheres prostitutas no Alto de São João, seguindo depois para o Intendente, onde foi conhecer a actividade da obra social das Oblatas do Santíssimo Redentor.

Em defesa da “cooperação frutuosa”

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou-se um defensor da “cooperação frutuosa” entre órgãos de soberania, sublinhando que está em Belém para “resolver problemas” e não para “criar problemas a ninguém”. Escusando-se a “falar sobre o passado” e sobre a polémica presidência aberta de Mário Soares em Lisboa, há 13 anos, quando era primeiro-ministro, e que tanto mal-estar causou ao seu Governo, Cavaco Silva vincou a intenção de “mostrar os bons exemplos” do que já se faz para que estes “possam frutificar”.

O chefe de Estado realçou ainda a presença de membros do Governo nas suas iniciativas presidenciais - na manhã de ontem esteve presente a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, além do presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues.

- Notícias da Manhã

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com