Por uma maior mobilidade em Lisboa
RECOMENDAÇÃO
Os Deputados da Assembleia Municipal de Lisboa, eleitos pela lista do CDS- Partido Popular, vêm, ao abrigo do disposto no Art.º 38º, n.º 1, alínea f) do Regimento deste órgão, apresentar a presente recomendação à Câmara Municipal de Lisboa.
Considerando que:
Decorreu no final do passado mês de Setembro, a semana da mobilidade.
É fundamental a realização de acções de sensibilização.
Torna-se, no entanto, adoptar medidas concretas com vista à resolução dos graves e persistentes problemas na área da mobilidade que afectam a nossa cidade;
A área da mobilidade é entidade para nós como fulcral para o futuro da cidade e dos munícipes.
Propõe-se a adopção das seguintes medidas por parte da Câmara Municipal de Lisboa:
Exigir que a Autoridade Metropolitana de Transportes seja rapidamente uma realidade, entrando em funcionamento, o que irá permitir que os municípios tomem uma responsabilidade crescente na gestão dos transportes e que haja uma consequente articulação com o urbanismo.
Diligenciar no sentido de assegurar a coordenação entre a autarquia, o Governo Central os operadores de transportes, numa perspectiva metropolitana.
Promoção do transporte público colectivo com melhoria substancial dos meios disponíveis.
Estabelecer regras contra a crescente pressão urbanística e a excessiva utilização do automóvel.
Promoção e criação de incentivos para a habitação no centro da cidade.
Alargar o sistema de transportes “Lisboa porta-a-porta”, articulando-o com o sistema de transportes proporcionado pelos operadores existentes.
Aumentar a extensão dos corredores BUS, com utilização específica nas horas de ponta.
Intensificar o sistema de pré-verde nos semáforos para os transportes públicos.
Criação de parques de estacionamento em várias zonas da cidade, particularmente junto das entradas e junto às estações de metro, como forma dissuasora de utilização do automóvel.
Manutenção e conservação dos passeios.
Colocação de rampas de acesso nas passadeiras de peões para facilitar a mobilidade dos deficientes.
Garantir o cumprimento do Plano de Acessibilidades Pedonal.
Colocação de sinais sonoros nos sinais luminosos para peões, como indicação para os invisuais.
Aumento do número de parques de estacionamento para veículos motorizados.
Implementar novas zonas de constrangimento de circulação automóvel (total ou só de veículos particulares).
Combate e fiscalização ao estacionamento irregular e em cima dos passeios.
Aumentar e melhorar a sinalização e iluminação como forma de diminuir o número de acidentes mortais com peões.
Considerando que:
Decorreu no final do passado mês de Setembro, a semana da mobilidade.
É fundamental a realização de acções de sensibilização.
Torna-se, no entanto, adoptar medidas concretas com vista à resolução dos graves e persistentes problemas na área da mobilidade que afectam a nossa cidade;
A área da mobilidade é entidade para nós como fulcral para o futuro da cidade e dos munícipes.
Propõe-se a adopção das seguintes medidas por parte da Câmara Municipal de Lisboa:
Exigir que a Autoridade Metropolitana de Transportes seja rapidamente uma realidade, entrando em funcionamento, o que irá permitir que os municípios tomem uma responsabilidade crescente na gestão dos transportes e que haja uma consequente articulação com o urbanismo.
Diligenciar no sentido de assegurar a coordenação entre a autarquia, o Governo Central os operadores de transportes, numa perspectiva metropolitana.
Promoção do transporte público colectivo com melhoria substancial dos meios disponíveis.
Estabelecer regras contra a crescente pressão urbanística e a excessiva utilização do automóvel.
Promoção e criação de incentivos para a habitação no centro da cidade.
Alargar o sistema de transportes “Lisboa porta-a-porta”, articulando-o com o sistema de transportes proporcionado pelos operadores existentes.
Aumentar a extensão dos corredores BUS, com utilização específica nas horas de ponta.
Intensificar o sistema de pré-verde nos semáforos para os transportes públicos.
Criação de parques de estacionamento em várias zonas da cidade, particularmente junto das entradas e junto às estações de metro, como forma dissuasora de utilização do automóvel.
Manutenção e conservação dos passeios.
Colocação de rampas de acesso nas passadeiras de peões para facilitar a mobilidade dos deficientes.
Garantir o cumprimento do Plano de Acessibilidades Pedonal.
Colocação de sinais sonoros nos sinais luminosos para peões, como indicação para os invisuais.
Aumento do número de parques de estacionamento para veículos motorizados.
Implementar novas zonas de constrangimento de circulação automóvel (total ou só de veículos particulares).
Combate e fiscalização ao estacionamento irregular e em cima dos passeios.
Aumentar e melhorar a sinalização e iluminação como forma de diminuir o número de acidentes mortais com peões.
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