segunda-feira, outubro 09, 2006

Obras de reabilitação do Túnel do Rossio em “stand-by”



A decisão da Refer de rescindir o contrato com o consórcio Teixeira Duarte/Epos foi anunciada sexta-feira com base na justificação de que as alterações ao contrato propostas pelos empreiteiros “não evidenciam qualquer vantagem para o dono de obra” e têm “elevados riscos de concretização, sem garantia de fiabilidade do cumprimento do prazo objectivo”.

Em contraposição, a Teixeira Duarte garante, em comunicado, estar “segura de que não existe qualquer fundamento, de facto ou de direito, para que se tenha concretizado essa rescisão” e diz-se disposta a adoptar “as medidas necessárias para que se efective, em sede própria e com o respeito pelas estipulações legais e contratuais aplicáveis, o seu direito de impugnação das razões apresentada s pela Refer”.

A empresa construtora adianta também que vai requerer certidões da informação e dos pareceres que estiveram na base da decisão da Refer e garante que, apesar de ainda não conhecer o teor dos respectivos documentos, “apresentou um conjunto de medidas e soluções complementares ao projecto de execução da Refer, garantindo a segurança de pessoas e bens e a execução dos trabalhos da empreitada no prazo de 11 meses”.

A Refer tinha decidido rescindir o contrato em finais de Agosto, decisão mais tarde suspensa por 30 dias depois de o consórcio se comprometer a apresentar novo projecto, para entregar a obra em Agosto de 2007, um ano depois do inicialmente previsto.
Recorde-se que, anteriormente, os empreiteiros tinham proposto um adiamento de cinco anos na entrega da obra, ou seja, para Novembro de 2011.

Refer admite

Rescisão implica demora maior


Em declarações recentes à Lusa, o presidente da Refer, Luís Pardal, admitia aceitar o adiamento por um ano, caso o consórcio apresentasse “garantias financeiras e técnicas” de conclusão no novo prazo, uma vez que a rescisão do contrato, “implicaria sempre uma demora muito maior, mesmo que a obra fosse directamente adjudicada, prescindindo-se de concurso”.


Prazo não cumprido

Setembro já lá vai ...


O Túnel do Rossio foi encerrado há quase dois anos, por falta de segurança estrutural. A obra de reabilitação foi adjudicada ao consórcio liderado pela Teixeira Duarte em Junho do ano passado, por perto de 32 milhões de euros. O prazo de execução era de 13,5 meses, a partir do início de Julho 2005, logo deveria estar concluída entre Agosto e Setembro deste ano.

-Notícias da Manhã

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com