terça-feira, junho 06, 2006

Respira-se pior na Baixa

A qualidade do ar na Baixa Pombalina é pior que no Chiado e ambas as zonas estão mais poluídas do que o Bairro Alto. As conclusões fazem parte de um estudo elaborado pela Universidade Nova de Lisboa, no âmbito de um protocolo assinado com a Câmara, que ontem foi apresentado, na Feira do Livro, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente.
Tendo em consideração que a principal fonte de emissão de poluentes atmosféricos nesta área da cidade é o tráfego automóvel, e que um dos objectivos era avaliar se a restrição à circulação de carros no Bairro Alto teria efeitos positivos ao nível da qualidade do ar, os poluentes estudados foram o monóxido de carbono, o dióxido de azoto, partículas e o benzeno.
Comparada a qualidade do ar no Bairro Alto, entre a zona aberta ao trânsito e aquela sujeita a restrições de tráfego, apurou-se que as diferenças são praticamente inexistentes no Inverno, ao nível de dióxido de azoto e benzeno. Já no Verão, verifica-se que a zona interdita apresenta concentrações superiores.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com