terça-feira, março 14, 2006

CDS-PP Lisboa visita Bairro dos Lóios

A Concelhia de Lisboa do CDS-PP, o Gabinete Autárquico e eleitos da Assembleia Municipal e os representantes na freguesia de Marvila, visitaram o Bairro dos Lóios e reuniram com a Associação Tempo de Mudar - Desenvolvimento do Bairro dos Lóios, com o objectivo de conhecer pormenorizadamente o processo relativo à transferência de fogos do IGHAPE para a Fundação D. Pedro IV.

A Associação, com carácter de apoio ao desenvolvimento local dos moradores do bairro, é apoiado pela Santa Casa da Misericórdia e pela Segurnaça Social, gerindo juntamente com esta primeira uma creche e jardim infantil, na qual trabalham 20 membros, sendo que alguns deles a título gratuito.

Preocupados com a actual situação em que vivem os moradores do edificado que foi transferido para a Fundação D. Pedro IV, a Direcção da Associação colocou-nos a par de todo o processo, ao qual já deram entrada com uma providência cautelar, uma vez que o novo proprietário decidiu aumentar, em alguns casos, o valor da renda em 300%.

O edificado não leva obras de conservação desde a sua construção, chegando o mesmo a ser a ter sofrido com decorradas, explosões de bilhas de gás e curtos-circuitos de electricidade. Nos lotes 232 a 238 da Rua Norte Júnior, as habitações sofrem de infiltrações que provocam humidade e, consequentemente, doenças respiratórias naqueles que nelas vivem.

A Protecção Civil, ao longo dos últimos anos, tem intervido em casos de perigo eminente, em que as estruturas do prédio ameçam ceder por se encontraram deterioradas. Segundo moradores presentes na reunião, a Fundação, depois de contactada, diz não ter dinheiro para proceder a obras de conservação, deixando os moradores "estupefactos, uma vez que vêm as suas rendas serem aumentadas e não beneficiarem em nada com esse facto".

O CDS-PP ouviu atentamente as preocupações da Associação, e irá acompanhar de perto todo o evoluir deste processo, através da sua representação na Comissão Eventual de Acompanhamento a este processo, constituída pela Assembleia Municipal de Lisboa.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com