quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Vereadora quer dinamizar rede social nos bairros

A vereadora da Habitação Social da autarquia de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, quer que a Gebalis - empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional do município da capital - faça mais do que arranjar elevadores e lâmpadas nos bairros camarários de realojamento.
A propósito da nomeação do novo conselho de administração daquela empresa municipal, para o qual escolheu Francisco Ribeiro, antigo director municipal da Acção Social (próximo do PSD), Maria José Nogueira Pinto deverá apresentar hoje na reunião do executivo as linhas estratégicas que a Gebalis vai seguir. "A empresa deve ser mais do que uma gestora de condomínios, tem de construir uma rede social com outras instituições, dando resposta às necessidades das populações, nomeadamente de creches e jardins de infância. Simultaneamente deverá começar a trabalhar com as populações no sentido de criar laços entre estas e os bairros onde vivem". No entender daquela responsável, "é preciso retirar aos bairros camarários o estigma do realojamento, devolver-lhes um estatuto de normalidade e de cidadania (rede social) e identificar a matriz cultural de cada um deles".
O recentramento do trabalho da Gebalis também passará pela avaliação que a Câmara vai fazer às instituições que actualmente ocupam espaços municipais cedidos nestes bairros. "Estas instituições têm que se relacionar com a comunidade, ajudando na sua integração. Como exemplo, uma escola de dança sedeada num destes bairros poderá receber meninos que ali moram e uma associação sindical da PSP, que tem um espaço num bairro social, poderá também ajudar na formação dos residentes, na área da segurança", sublinha a vereadora. "O retorno que a câmara quer não é só a renda que as instituições pagam. É também a criação de uma rede local de serviços", acrescentou.
Aproximar as populações do espaço do bairro passará, diz, pela alienação de alguns fogos.
Notícia DN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com