domingo, fevereiro 05, 2006

Nogueira Pinto promete "fazer muito com pouco dinheiro"

Apostar em parcerias públicas e privadas que permitam contornar os limites impostos por um "orçamento de contenção" são os objectivos da vereadora Maria José Nogueira Pinto, responsável pelo pelouro da Habitação Social na Câmara Municipal de Lisboa (CML). Atendendo às muitas necessidades de realojamento ainda existentes e ao mau estado de conservação de grande parte do património municipal, a autarca já decidiu que uma das suas prioridades será avançar com uma candidatura ao programa de financiamento à habitação, Prohabita.
Nogueira Pinto lamenta que o anterior Executivo não tenha aproveitado esta oportunidade e calcula em mais de 635 mil euros o valor "desperdiçado". "As potencialidades deste programa são muitas", garante, explicando que vão desde o apoio financeiro à aquisição de habitações, à realização de obras de reabilitação em prédios municipais, à promoção de construção a custos controlados e ao aluguer de edifícios para posterior subaluguer a munícipes.
A vereadora garantiu que a candidatura será apresentada muito em breve e que, "se for bem feita", pode responder a um conjunto vasto de situações. O objectivo é também "melhorar o relacionamento com as cooperativas de habitação" - que, a curto prazo, podem disponibilizar cerca de 300 casas - e "começar um programa a quatro anos que pode permitir a construção de umas centenas de fogos".
Outra das prioridades de Maria José Nogueira Pinto é avançar com a construção de unidades residenciais para idosos, uma ideia que avançou durante a campanha eleitoral. A autarca já reuniu com alguns presidentes de Junta da zona histórica da Baixa, onde há uma população muito envelhecida a viver sem condições. O objectivo é construir ou recuperar edifícios, onde os idosos possam viver e aceder a cuidados específicos.
Notícia JN

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com