quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Autarquia equipa casa de tetraplégica


A Câmara Municipal de Lisboa equipou hoje a casa de uma doente tetraplégica com duas plataformas elevatórias que lhe permitirá uma maior mobilidade, no âmbito do programa Casa Aberta.
Júlia Lourenço, 50 anos, é portadora de esclerose múltipla e movimentava-se há oito anos numa cadeira elevatória, também cedida pela autarquia, mas o seu estado de saúde agravou-se e a doente ficou com a mobilidade muito reduzida.
"Tivemos de substituir a cadeira elevatória pelas plataformas elevatórias para que a doente tivesse mobilidade", disse à agência Lusa Pedro Garcia e Costa, assessor do vereador da Acção Social Sérgio Lipari Pinto.
Segundo a mesma fonte, a situação de Júlia Lourenço, que vive na freguesia de São João, tem vindo a ser acompanhada pelos serviços sociais da autarquia, que seguem todos os casos das pessoas abrangidas pelo programa.
Criado em 1990, o programa Casa Aberta destina-se aos moradores de edifícios municipais ou particulares do concelho de Lisboa, com dificuldades em movimentar-se por problemas motores ou outros.
O objectivo é tornar mais independentes as pessoas com problemas de mobilidade, adaptando muitas vezes as suas casas e também os acessos à via pública.
Pedro Garcia e Costa adiantou que no ano passado a autarquia realizou 14 obras ao abrigo do programa e existem 41 pedidos que estão a aguardar a visita dos serviços de Acção Social.
"Este ano já fizemos três visitas e temos sete processos a aguardar obra", acrescentou.
Muitos dos pedidos chegam à autarquia através da Liga Portuguesa de Deficientes Motores (LPDM) e da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), que têm protocolos com a câmara, mas também das juntas de freguesia que sinalizam várias situações.
As pessoas que queiram ter acesso ao programa também podem fazê-lo individualmente, expondo o seu caso aos serviços camarários de Acção Social.
Notícia PD

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com