terça-feira, dezembro 20, 2005

Moção sobre o 25 de Novembro de 1975

O CDS-PP, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa realizada hoje, apresentou uma moção, relativa a um voto de louvor sobre todos aqueles que ajudaram a construir o 25 de Novembro de 1975 e colocar em bom caminho a implantação da Democracia.


MOÇÃO
30 anos do 25 de Novembro de 1975. 30 anos de Democracia.

Se é verdade que já passou quase 1 mês desta efeméride, a importância desta data justifica que não se perca a oportunidade de a relembrar.

Em 25 de Novembro de 1975 terminou o período a que se convencionou chamar PREC (Processo Revolucionário Em Curso).

O PREC representou a tentativa das forças políticas da esquerda não democrática em tomar a liderança do processo iniciado em 25 de Abril de 1974.

Estas forças, com particular destaque para o PCP e para os partidos tradicionalmente designados de extrema esquerda cuja espinha dorsal se reúne hoje no Bloco de Esquerda, tudo fizeram para boicotar a construção da Democracia tal como nós, Europeus do Ocidente impregnados pelo cristianismo, a entendemos.

A violência gerada por este processo correu a sociedade e ninguém negará que em todos os campos se terão praticado crimes. Também o CDS terá tido nas suas fileiras tais ovelhas tresmalhadas, mas a diferença é a de que a ideologia dos promotores do PREC era essencialmente antidemocrática e a ideologia do CDS inequivocamente Democrática.

Assim, não fora o esforço dos militares e muitos outros cidadãos que arriscaram as suas carreiras e as suas vidas nos combates desse dia e a Democracia teria muito provavelmente perecido ou pelo menos sido acorrentada por muito tempo.

Embora afirmando que o 25 de Novembro não deixou Portugal no caminho que entendia como o melhor, a Constituição estava já inpregrenada de da visão socialista da sociedade, permitiu a recuperação do primado da democracia.

Infelizmente, a marca socialista da Constituição, a que é bom lembrar apenas o CDS se opôs, só de forma lenta e envergonhada foi sendo apagada, restando ainda muito por fazer nesse sentido. Mas reconhece o CDS que, à data e face às dificuldades do processo, salvar o essencial da Democracia foi já obra de gigantes na qual todos os partidos democráticos à direita do PCP participaram.

Assim, propõem os Deputados Municipais do CDS-PP que:

1. Se aprove um voto de louvor a todos os que construíram as condições para o sucesso das acções que em 25 de Novembro de 1975 devolveram Portugal ao caminho da Democracia, e em especial para os que, com risco das suas vidas, executaram as acções militares que concretizaram tais acções,
2. Se dê conhecimento desta moção a todos os Órgãos de Soberania,
3. Se publique esta moção em jornal diário com difusão no Concelho de Lisboa.


O ponto 1 da moção foi aprovado com os votos favoráreis do PSD e do CDS, votando contra o PS, PEV, PCP e BE.
Sobre o ponto 2 foi rejeitado pelos votos das bancadas do PS, PCP, PEV e BE, com a abstenção do PSD e os votos favoráveis do CDS-PP.
Por fim, o ponto 3 foi rejeitado com os votos contra de todas as forças políticas, excepto o CDS-PP.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com