CDS quer reabilitação da zona histórica da Ameixoeira

A vereadora do CDS-PP na Câmara de Lisboa vai propor amanhã, em reunião pública do executivo, a reabilitação urbanística da zona histórica da Ameixoeira, Lisboa. Maria José Nogueira Pinto sugere a elaboração de um plano de reconversão e a valorização do património existente naquela freguesia, classificada em 1992 como área crítica.
A autarca propõe ainda que o município "reanalise a política de concessão de autorizações camarárias para construção de novos edifícios ou urbanizações no perímetro da zona histórica", com o objectivo de preservar os "portais e muros de quintas e pátios, azinhagas, calçadas e casas solarengas".
Segundo Nogueira Pinto, existe nesta zona "uma grande incidência de casas devolutas", que devem ser reabilitadas, verificando-se "nítidos actos premeditados, como o destelhamento", uma situação que pretende, frisa a proposta, criar condições para a especulação imobiliária.
A proposta do CDS-PP defende a criação de zonas de "barreiras arquitectónicas de interposição" entre as novas construções e o património urbanístico e ainda o exercício do direito de preferência na compra dos edifícios na área, "de forma a evitar a total degradação do património".
A realização de uma intervenção, nomeadamente a plantação e beneficiação do jardim de Santa Clara e o início da "real implementação" do Parque Periférico da Ameixoeira são outras medidas propostas pela vereadora democrata-cristã.
(Ver também post de 6 de Dezembro)
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home