quinta-feira, dezembro 15, 2005

Baixa de Lisboa ao abandono


A Vereadora do CDS-PP, Maria José Nogueira Pinto, acompanhada pela Presidente da Concelhia de Lisboa, Orisia Roque, Chefe de gabinete João Almeida e o representante do CDS-PP na freguesia de São Nicolau, João Freitas Ferreira, encontraram-se esta manhã com o Padre Mário Rui Leal Pedras, Pároco das Igrejas de São Nicolau e Santa Maria Madalena e reitor de muitas Igrejas da Baixa.

O objectivo da conversa centrou-se na falta de segurança existente em toda a Baixa Pombalina: no último ano, as igrejas da zona foram alvo de vários roubos e as pessoas que as frequentam vítimas de assaltos e violência.

Para a Vereadora, esta zona da Baixa necessita de uma intervenção urgente a vários níveis: segurança, mobilidade, habitacional e social. Toda e qualquer operação neste sentido tem de ter um cunho plural e concertado entre os vários envolvidos seja a edilidade, o Governo Central, as forças de segurança, os comerciantes, os moradores (poucos que sejam) e as Paróquias (estas últimas são as que suportam ainda uma rede de relações/sociabilidade na malha da Baixa).

Ao problema da recuperação urbana juntam-se outros como a existência de redes de tráfico de estupefacientes e prostituição, a falta de moradores, os custos altíssimos de arrendamentos, o comércio habitual da zona a fechar cada vez mais as portas, os assaltos aos turistas e transeuntes, e a média etária cada vez mais alta.
Os inúmeros edifícios degradados e ao abandono, onde ainda restam poucos moradores, na sua maioria idosos, que vivem em condições precárias, fechando-se nas suas casas a partir das 17h00, temendo pela falta de segurança em que se encontram.

As forças de segurança confrontadas, em outras ocasiões como por exemplo o tempo de campanha eleitoral para as autarquias, respondem com falta de pessoal afirmando que as ocorrências nesta zona não são significativas.

De facto, a resolução dos problemas desta zona tem de ser uma acção concertada entre todos os parceiros sociais e governamentais.

No sentido de continuar a acompanhar os problemas da zona da baixa e do chiado está já prevista um visita a várias instituições relacionadas com esta zona da cidade. A visita ocorrerá no mês de Janeiro.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com