terça-feira, setembro 27, 2005

Lisboa - Candidata do CDS-PP


(Notícia Correio da Manhã, de 27 de Setembro)

Maria José Nogueira Pinto é a única candidata à maior autarquia do País que admite, no limite, despedimentos na Câmara. Um cenário extremo e que só pode ser encarado depois de feito um diagnóstico exaustivo das necessidades da autarquia.
Se houver excesso de efectivos, pode ter de ser rectificado”, declarou ao CM, especificando que tal hipótese seria aplicada a casos de vínculos precários. Para esta análise, concorre também a avaliação das funções das empresas municipais, como a da EMARLIS. A sua extinção é uma hipótese real para a candidata que defende também a extinção das Sociedades de Reabilitação Urbana (SRU).
"A ex-provedora da Santa Casa considera ainda que os “empreiteiros não têm direitos especiais”, são um grupo entre muitos outros, logo a sua influência não deve ser sobrevalorizada na cidade. E o tema da construção é uma área ‘cara’ à candidata, que alerta para situações onde a densidade de construção impede a qualificação do que já existe”.
“A câmara tem uma palavra a dizer sobre o que quer”, sustenta a candidata. A classe média, os idosos e mesmo os deficientes merecem especial atenção de Maria José Nogueira Pinto. A ex-provedora da Santa Casa tem ainda como prioridade, além das contas da autarquia, a criação ou reabilitação de equipamentos.
A candidata acusou ontem Carmona Rodrigues de ter um programa perigoso do ponto de vista “político”, porque, diz, o seu adversário “defende que é tudo mau e que é preciso fazer de novo”. Ora, Carmona é o actual edil.
No seu programa, Nogueira Pinto tem por objectivo a fixação da classe média na capital, porque “só 35 por cento da população activa vive em Lisboa”. A solução passa por uma nova política que permita rendas correspondentes a um terço dos rendimentos médios”. A candidata é adepta de Fundos Imobiliários que façam a gestão do património da Câmara, porque, como defende no seu programa, há 50 a 70 mil habitações vazias na capital.

TRÊS PROPOSTAS

SERVIÇOS
Candidata admite criar seis a oito Bairros Administrativos com funções de interligação entre os Serviços Centrais do Município e as Juntas de Freguesia.

SEGURANÇA
Nogueira Pinto quer adoptar sistemas de videovigilância nas zonas problemáticas e generalizar a instalação de tele-alarme nas casas dos mais idosos.

SAÚDE
Reforço do Apoio Domiciliário, Centros de Dia e Convívio para quebrar o isolamento são outras propostas. Assim como a criação de residências Assistidas para idosos."

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com