quinta-feira, setembro 01, 2005

Idosos devem ser prioridade em Lisboa

Maria José Nogueira Pinto defende a intervenção do Estado na promoção do apoio a idosos e, quanto ao papel da Câmara de Lisboa, a candidata do CDS/PP à presidência da autarquia da capital é clara "O município deve incluir nas suas operações de reabilitação urbana uma componente de apoio a idosos, promovendo a construção de residências assistidas. Um caso paradigmático poderá ser o da Baixa, se avançar a sua recuperação como se anuncia."

Quando uma cidade como Lisboa já tem 25 por cento da sua população com mais de 65 anos e os problemas associados a esta faixa etária são sérios e caros para a sociedade, "um autarca tem que ter sensibilidade para a sua resolução", sustenta a candidata.

Não foi o facto de ter exercido o cargo de Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que levou Maria José Nogueira Pinto a dedicar o dia de ontem às questões sociais e a incluir uma visita a um centro da instituição. "Viemos porque o problema demográfico dos idosos em Lisboa é muito importante e vai custar cada vez mais caro, conforme os próprios estudos indicam."

O centro de Dia de Doentes de Alzheimer foi outro ponto de paragem que serviu para "mostrar a falta de ajudas disponíveis a estes doentes e suas famílias na rede social existente".

No entender da candidata, "para a resolução de problemas desta natureza é preciso estabelecer prioridades", acrescentou, mostrando incompreensão face à utilidade de investimentos municipais avultados "como o do projecto Gehry" para o Parque Mayer, quando "há ainda tanta coisa para fazer por estes Lisboetas".

Ribeiro e Castro, líder do CDS/PP, acompanhou a visita e considera que "desde Nuno Abecasis Lisboa não tinha uma pessoa com tanta sensibilidade para resolver os seus problemas como Maria José Nogueira Pinto".

- Diário de Notícias

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com