sexta-feira, julho 15, 2005

CDS-PP quer dividir Lisboa em bairros administrativos

A candidata do CDS-PP à câmara de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, anunciou esta sexta-feira que quer dar prioridade à reorganização dos serviços municipais e propôs dividir a cidade em seis a oito bairros administrativos.

No final da sua primeira visita de pré-campanha, às freguesias de Carnide e São Domingos de Benfica, Maria José Nogueira Pinto declarou aos jornalistas que a sua prioridade se for eleita presidente da câmara será «arrumar a casa» e condenou a prática de anunciar «promessas inexequíveis».

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa adiantou que pretende descentralizar os serviços da câmara e dividir Lisboa em seis a oito «bairros administrativos», mantendo as juntas de freguesia como «uma rede de maior proximidade com o cidadão».

«Politicamente, a descentralização da câmara, que é uma entidade macrocéfala, é um ponto muito sensível», considerou a democrata-cristã que, durante um encontro com o presidente da junta de freguesia de São Domingos de Benfica, Sérgio Lipari, considerou que se criou uma estrutura pesada «para se poder gerir dependências».

Maria José Nogueira Pinto disse que o diagnóstico dos problemas da capital «está mais do que feito» e insistiu na necessidade de melhorar a coordenação e a organização municipal, salientando que a sua candidatura não tem «obras extraordinárias» para prometer, «fantasias nem flores na lapela».

«O Túnel do Marquês é para os de fora, o Parque Mayer ainda não se sabe para quem é. Para os que nos interessam ainda não vimos nada», criticou a ex-deputada do CDS-PP.

«O que mais temos visto são promessas incumpridas», acrescentou.

Antes da visita à junta de São Domingos de Benfica, liderada pelo PSD, Maria José Nogueira Pinto visitou o Centro Paroquial e a Casa da Nossa Senhora do Rosário, naquela freguesia, e esteve na junta de freguesia de Carnide, presidida pelo PCP.

O número dois da lista do CDS-PP a Lisboa, o deputado Anacoreta Correia, acompanhou a candidata do partido e sublinhou o exemplo do apoio social à natalidade dado pelo Centro Paroquial de São Domingos de Benfica, «sobretudo num país que tem um dos maiores números de mulheres a trabalhar».

Maria José Nogueira Pinto, que apresentará o seu programa eleitoral dia 21, apontou como outras duas prioridades a «revitalização» da capital - por exemplo, incentivando a habitação jovem nas áreas mais envelhecidas - e fazer de Lisboa «uma cidade competitiva».

«O património histórico e as condições naturais lindíssimas da cidade, que estão debilitados, podem ser aproveitados para que Lisboa acolha grandes eventos, congressos e turismo de curta duração», afirmou.

«Nunca prometi o futuro, mas por onde passei fiz o futuro. Nunca saí de lado nenhum sem deixar o futuro feito. Mas comecei sempre por pegar na vassoura», frisou a ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Nas eleições autárquicas de 9 de Outubro, Maria José Nogueira Pinto terá como adversários Carmona Rodrigues (independente apoiado pelo PSD), Manuel Maria Carrilho (PS), Ruben de Carvalho (CDU) e José Sá Fernandes (independente apoiado pelo BE).

- Diário Digital / Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com