quinta-feira, setembro 29, 2005

Ouvir os mais idosos

“Os senhores têm que pensar que constituem 25 por cento da população desta cidade. E isso nenhum presidente da Câmara pode esquecer. Têm que ter noção da vossa importância”. Foi desta forma que Maria José Nogueira Pinto se dirigiu a um grupo de idosos que a escutavam durante a visita de hoje ao centro de dia do Centro Comunitário do Alto do Pina.

Depois de visitar o lar Nossa Senhor da Vitória, na Rua do Crucifixo, a candidata do CDS-PP à Câmara Municipal de Lisboa foi recebida no centro de dia, onde ouviu as principais queixas daquele grupo de idosos, as quais vão desde o estado dos passeios à sensação de insegurança que têm nas suas próprias casas.Maria José Nogueira Pinto passou então a explicar algumas das medidas visadas no programa do CDS para a autarquia, como a criação de residências assistidas, a revisão do Porta-a-Porta ou o estabelecimento do tele-alarme. Este último muito bem recebido entre os muitos idosos presentes.
No que diz respeito às residências assistidas, a democrata-cristã sublinhou a importância de “distinguir os cuidados à 3ª idade do isolamento que muitas vezes resulta do próprio urbanismo”, acrescentando ainda que esta será uma medida a implementar inicialmente nas zonas desertificadas, como é o caso da Baixa Pombalina, onde Maria José Nogueira Leite pretende criar entre 4 a 5 residências assistidas no decorrer do próximo mandato.
“Se deixarmos que a reabilitação na Baixa não tenha em conta uma série de factores, como este tipo de residências, a revitalização do comércio ou o criar condições para a classe média, não conseguiremos nada”, refere a candidata.
Já sobre o tele-alarme, e numa cidade onde existem cerca de 35 mil idosos isolados, Maria José Nogueira Pinto defende que “não se trata de um equipamento muito caro e seria essencialmente indicado para pessoas que simultaneamente estejam isolados e tenham pouca mobilidade”. Para a candidata, “seria correcto a Câmara poder ceder esses equipamentos” e os pagamentos mensais seriam feitos conforme as possibilidades financeiras de cada um. Sendo que a Segurança Social poderia ter aqui um papel a desempenhar.

Mensagem aos trabalhadores

Mesmo antes da visita aos lares de idosos, Maria José Nogueira Pinto esteve com a sua comitiva à porta do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, em Entrecampos, distribuindo uma carta a todos os trabalhadores da instituição.Na mesma, a candidata defende o “Arrumar a Casa”, um compromisso que “não é possível (...) sem o envolvimento e o contributo de todos os que nela ‘habitam’”.
Por isso, Maria José Nogueira Pinto toma como desafios “conseguir envolver os funcionários na ‘arrumação da casa’ e conseguir posicionar a ‘arrumação’ como factor de motivação”. Ainda, “criar factores de motivação e instrumentos que permitam premiar a competência e o empenho”, “criar mecanismos de gestão que permitam aproximar a dinâmica da organização do sector empresarial”, “tornar os mecanismos de gestão facilmente transmissíveis aos sucessores políticos” e, por fim, “criar uma cultura organizacional que possa sobreviver à rotatividade política”.

Lisboa está mais bonita!

Manual dos Membros das Mesas Eleitorais

A todos quantos irão exercer funções no dia das Eleições Autárquicas 2005, Membros das Mesas Eleitorais e Delegados às Mesas Eleitorais, recomenda-se a leitura do:


Manual dos Membros das Mesas Eleitorais

disponibilizado pelo STAPE
(Secretariado Técnico para o Processo Eleitoral)- ficheiro disponível em pdf.

Programa São Sebastião da Pedreira

Programa para amanhã, 6ª feira

15H00 » Acção de rua em Campo de Ourique com visita à Casa Fernando Pessoa
(Ponto de Encontro: No largo do Hospital Inglês, R. Silva Carvalho)

20H30 » Jantar das freguesias ocidentais (Ajuda, Santa Maria de Belém, São Francisco Xavier)
(Restaurante Chimarrão, Montes Claros, Monsanto)

Marcha de Campanha

A campanha "Lisboa com certeza em Boas Mãos" já anda na rua ao som da nossa marcha, que se encontra disponível, link permanente, na coluna da direita.

Eis a letra:

A Lisboa não fiques indiferente
Mostra que és gente
Que a sabes amar
A Lisboa dá a tua mão
E a tua paixão
De a saber beijar

Assim é a Liberdade
O fado, a saudade
Que queremos cantar
Não fiques em casa
Gaivota sem asa
Não sabe voar

E assim vem cá ver a gente
Que voa contente
P´ra ir votar
Porque é São Vicente
Que abençoa a gente
Porque é Popular

Lisboa tu tens a mulher
Que sabe o que quer
Que tem coração
E desta maneira
Tens a vida inteira
Sempre em "Boas Mãos"


Letra José Luís Gordo
(o nosso candidato à Freguesia de Santos-o-Velho) e
Música de Carlos Macedo

"CDS/PP acusa executivo camarário de «provincianismo»"

(Notícia Diário Digital / Lusa)

A candidata do CDS/PP à presidência da Câmara de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, acusou esta terça-feira de «provincianismo» o executivo social-democrata da autarquia devido à escolha do arquitecto Frank Gehry para reabilitar o Parque Mayer.

«Há um provincianismo que leva a pensar que trazer um grande arquitecto estrangeiro nos promove, em vez de ter a lucidez de resolver pequenos problemas da cidade», afirmou Maria José Nogueira Pinto, no final de uma visita à escola básica nº31 do Lumiar.A escolha do arquitecto Frank Gehry para a reabilitação do Parque Mayer foi anunciada em 2002 pelo ex-presidente da autarquia Pedro Santana Lopes, entretanto substituído no cargo por Carmona Rodrigues, que também apoia a ideia.

A candidata democrata-cristã explicou que o principal objectivo da sua candidatura a Lisboa é «resolver pequenos problemas, tornar a cidade civilizada, pôr as coisas em ordem e fazer as pessoas felizes», em detrimento da realização de grandes obras ou eventos.

«Só depois disso, poderíamos ter Jogos Olímpicos ou rali Dacar», sustentou.
Maria José Nogueira Pinto escolheu dedicar o primeiro dia oficial de campanha para as eleições autárquicas de 9 de Outubro às crianças e à identificação de «problemas simples que não se resolvem».

Na escola básica do primeiro ciclo do Lumiar, a candidata ouviu as queixas da associação de pais, que lamentou a falta de obras na cozinha do estabelecimento de ensino, a ausência de grades nas janelas e a limitação de vagas no atelier de tempos livres.

Segundo Nogueira Pinto, a falta de respostas por parte da autarquia a estes problemas leva à adopção de soluções transitórias, que se revelam mais caras e menos eficientes.

«É mais caro ter um catering do que fazer obras na cozinha, é mais caro ter computadores encaixotados por falta de segurança do que pôr grades nas janelas. Tudo sai mais caro quando a administração do dinheiro é mal feita», concluiu.

Para resolver este tipo de problemas, a candidata defendeu a necessidade de criar bairros administrativos, que beneficiassem de uma transferência de competências e de verbas actualmente concentradas na autarquia.

quarta-feira, setembro 28, 2005

"Nogueira Pinto promete ajudas"

(Notícia Jornal de Notícias, de 28 de Setembro)

"Bem-vinda à nossa escola", receberam, em coro, as crianças do infantário do Bairro dos Lóios, em Marvila, a candidata à Câmara de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, ontem, ao fim da manhã.
Em reunião com a Associação de Moradores, que gere o centro de infância do bairro, a candidata do CDS-PP referiu que "é preciso incentivar o empenho dos cidadãos que realizam estes projectos, quando deviam ser da responsabilidade do Estado".
O infantário do bairro tem dificuldades com as despesas, já que, das 118 crianças matriculadas, apenas 92 são comparticipadas pelo Estado. "Não é possível pedir às Instituições Particulares de Solidariedade Social que façam de tesoureiro do Governo. Não se pode pedir este esforço", insistiu a candidata à autarquia.
As crianças presentearam Maria José Nogueira Pinto com desenhos e cartazes, onde expressaram os seus desejos para a escola e para o bairro. No "caderno reinvindicativo dos mais novos munícipes do concelho", como brincou Nogueira Pinto, estavam os pedidos de um campo de jogos e de material para as salas e recreio. "Vamos lá ver se com ou sem autárquicas arranjamos isto", prometeu a candidata.
A campanha passou ainda na Creche da Santa Casa da Misericórdia, no Jardim da Estrela, e na Fundação Júlia Moreira, na freguesia de São João ."
P. P. G.

Programa de Campanha para amanhã, quinta-feira 29 de Setembro

29-Setembro, Quinta-Feira

09H00-10h30 » MJNP contacta com os trabalhadores da CML, à entrada do edifício de Entrecampos, a quem irá entregar uma carta com o seu programa para a estrutura da CML.

11h00 » MJNP visita o Lar de Nossa Senhora da Vitória (Rua do Crucifixo n.º100).

12h30 » MJNP visita o Centro de Dia do Centro Comunitário do Alto do Pina (Rua Abade de Faria 37 r/c, no edifício da Junta de Freguesia do Alto do Pina).
14h30 » Campanha de rua com Miguel Anacoreta Correia e João Almeida (Encontro à porta do Palácio Galveias/Biblioteca Municipal - Praça do Campo Grande).

20h00 » Jantar de trabalho com Taxistas de Lisboa.
ATENÇÃO: Como se trata de um jantar de trabalho, convidam-se os Srs. Jornalistas a comparecerem apenas às 22H, altura em que será feita uma comunicação à Imprensa.(Restaurante do Centro Congressos de Lisboa – FIL Junqueira)

Jantar com Telmo Correia

Jantar de Apresentação dos Candidatos das freguesias de

São Francisco Xavier, Santa Maria de Belém e Ajuda

pelos cabeças de lista
Telmo Correia, Nuno Bonneville e Ricardo Bandeirinha

Dia 30 Setembro, 20h00

Restaurante Montes Claros (Chimarrão)
em Monsanto

Inscrições para 912588657, 218814748 ou diogomoura@cds.pt

terça-feira, setembro 27, 2005

A NOSSA FREGUESIA EM BOAS MÃOS


Caro(a) Amigo(a),
Dirijo-me a si para lhe comunicar que aceitei o desafio de me candidatar à Presidência da Junta de Freguesia de São João de Deus.
Sou autarca em Lisboa há vários anos e sei por experiência os problemas da nossa Freguesia, mas sei, também, que é possível melhorar as nossas condições de vida.
Com a Vossa ajuda quero lutar para mudar a nossa Freguesia.
Estou a preparar, com a minha equipa, um projecto para submeter à vossa consideração.
Acredito que pelo trabalho, pela dedicação e pela experiência é possível construirmos uma Freguesia melhor.

Conto consigo

Carlos Barroso
Cabeça de lista à freguesia de São João de Deus

Programa de Campanha para amanhã, dia 28 de Setembro

28 de Setembro

11H00 » Maria José Nogueira Pinto e Telmo Correia Visitam a ATL – Associação de Turismo de Lisboa.(Rua do Arsenal n.º 15, junto à Praça do Comércio)

12H00 » Conferência de Imprensa sobre Turismo.
(Castelo de São Jorge)

16H30 » Maria José Nogueira Pinto participa em Debate organizado pela Associação Académica do Instituto Superior Técnico.(Salão Nobre do IST)

18H30 » Candidato João Almeida participa no Debate organizado pela associação SOS Racismo, na Associação Cabo-Verdiana em Lisboa. (Rua Duque de Palmela n.º8, 8.º andar.)
21H00 » Candidato e Mandatário Carlos Barroso participa no Debate organizado pela Comissão de Inquilinos, na Faculdade de Letras de Lisboa. (Cidade Universitária).
21H30 » Debate na Associação Residentes de Telheiras com 5 candidatos à Junta de Freguesia do Lumiar (O CDS será representado pela cabeça de lista, Maria Clara Ferreira da Silva).

Lisboa - Candidata do CDS-PP


(Notícia Correio da Manhã, de 27 de Setembro)

Maria José Nogueira Pinto é a única candidata à maior autarquia do País que admite, no limite, despedimentos na Câmara. Um cenário extremo e que só pode ser encarado depois de feito um diagnóstico exaustivo das necessidades da autarquia.
Se houver excesso de efectivos, pode ter de ser rectificado”, declarou ao CM, especificando que tal hipótese seria aplicada a casos de vínculos precários. Para esta análise, concorre também a avaliação das funções das empresas municipais, como a da EMARLIS. A sua extinção é uma hipótese real para a candidata que defende também a extinção das Sociedades de Reabilitação Urbana (SRU).
"A ex-provedora da Santa Casa considera ainda que os “empreiteiros não têm direitos especiais”, são um grupo entre muitos outros, logo a sua influência não deve ser sobrevalorizada na cidade. E o tema da construção é uma área ‘cara’ à candidata, que alerta para situações onde a densidade de construção impede a qualificação do que já existe”.
“A câmara tem uma palavra a dizer sobre o que quer”, sustenta a candidata. A classe média, os idosos e mesmo os deficientes merecem especial atenção de Maria José Nogueira Pinto. A ex-provedora da Santa Casa tem ainda como prioridade, além das contas da autarquia, a criação ou reabilitação de equipamentos.
A candidata acusou ontem Carmona Rodrigues de ter um programa perigoso do ponto de vista “político”, porque, diz, o seu adversário “defende que é tudo mau e que é preciso fazer de novo”. Ora, Carmona é o actual edil.
No seu programa, Nogueira Pinto tem por objectivo a fixação da classe média na capital, porque “só 35 por cento da população activa vive em Lisboa”. A solução passa por uma nova política que permita rendas correspondentes a um terço dos rendimentos médios”. A candidata é adepta de Fundos Imobiliários que façam a gestão do património da Câmara, porque, como defende no seu programa, há 50 a 70 mil habitações vazias na capital.

TRÊS PROPOSTAS

SERVIÇOS
Candidata admite criar seis a oito Bairros Administrativos com funções de interligação entre os Serviços Centrais do Município e as Juntas de Freguesia.

SEGURANÇA
Nogueira Pinto quer adoptar sistemas de videovigilância nas zonas problemáticas e generalizar a instalação de tele-alarme nas casas dos mais idosos.

SAÚDE
Reforço do Apoio Domiciliário, Centros de Dia e Convívio para quebrar o isolamento são outras propostas. Assim como a criação de residências Assistidas para idosos."

O voto inútil

(Artigo de opinião de iguel freitas da Costa, Diário de Notícias de 27 de Setembro)

"Por mais duas vezes vamos ser chamados, nos próximos tempos, a participar na eleição dos nossos governantes pelo método de "depositar numas caixas chamadas urnas uns papelinhos chamados votos". É um ritual que nunca deixou de ser praticado, com mais ou menos frequência e credibilidade, vai para quase 200 anos de vida pública portuguesa. Desde 1976 ganhou um renovado lustre e, aparentemente, uma nova seriedade desde as famosas votações em que, com um suspiro de alívio, vimos o Partido Comunista retratado em toda a inebriante insignificância aritmética da sua "maioria política" e daí se tiraram algumas consequências. Esquecendo o papel desempenhado por "contagens de espingardas" que não eram então metafóricas, criou-se durante algum tempo a convicção de que os votos pesavam.

Muita gente exprime agora, assustada ou preocupada com o descrédito da "classe política" e do "sistema", o temor de que se esteja a desvanecer de novo esta crença, como já aconteceu no nosso passado, e que se procure "outra coisa". Talvez não seja um temor totalmente sem fundamento. É verdade que quase sempre, caridosamente, temos sido poupados a votar sobre as questões decisivas e que ainda agora só por algum perigoso descuido seremos sujeitos a ter que pensar e decidir sobre as coisas mais importantes, como as essenciais opções "europeias". Mas - em política - o que parece é que é, e o que parece neste momento, sem especial razão, é que votar não serve para grande coisa. Em todo o caso, a irritação e descrença dos cidadãos não é um exclusivo do regime português e tem muitas causas que são comuns aos eleitores de quase todo o mundo dito democrático em que nos incluímos. No nosso caso há, no entanto, um factor que não pode deixar de contar especialmente a tirania sob a qual temos vivido da ideia do "voto útil". Marcou-nos profundamente a consciência de como essa ideia fez em tempos a fortuna de um Partido Socialista que era em grande parte responsável pelos problemas de que se apresentou vitoriosamente como única solução.

O "voto útil" também não é uma invenção nacional. Ainda há bem pouco tempo foi a teoria que prevaleceu na segunda volta das eleições presidenciais francesas em que Jacques Chirac foi eleito quase plebiscitariamente graças à histeria que despertou o inócuo mas retumbante sucesso de Jean Marie Le Pen. Mas em Portugal, mais talvez do que em qualquer outra parte, conta com um grande número de fiéis praticantes. Tomemos como exemplo as próximas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa. À esquerda e à direita é difícil encontrar quem não ache que Maria José Nogueira Pinto é o melhor dos candidatos em presença e não é fácil descobrir quem esteja na disposição de votar na sua lista.

Não acreditamos que seja possível apostar, como diz que faz o Millennium BCP, em que "só o melhor é bastante". Enleamo-nos sempre em tortuosos cálculos sobre as consequências indirectas do voto que vamos entregar. No fundo, somos muito pouco democratas não estamos dispostos a aceitar que cada voto seja a pura e simples e libérrima expressão do que queremos e deixar que dessa manifestação de cada um de nós saia, com não menor simplicidade e liberdade, o resultado que pelos métodos constitucionalmente adoptados vai exprimir a "vontade colectiva"; pequeninos estrategas todos, contentamo-nos com tentar manipular o processo para que o resultado seja, dentro do que pensamos possível, o que achamos menos mau.

Devíamos já saber que é graças ao "voto útil" que ainda temos uma Constituição meio marxista e como principais partidos dois aglomerados "sociais-democratas" que constituem a destilação de todos os arranjos que o medo de não parecer socialista promoveu nos primeiros anos desta III República. Se não temos em quem votar, não votemos. Se não gostamos das regras em vigor, tentemos mudá-las. Mas chegou talvez a altura - e talvez não haja muitas mais oportunidades antes de desaparecermos como Estado - de nos decidirmos de uma vez a pôr o voto onde pomos as palavras e o coração. O resto é que é verdadeiramente um voto inútil."

segunda-feira, setembro 26, 2005

Agenda de campanha para amanhã, dia 27 Setembro

Terça-Feira

10h00 - Visita à creche do Jardim da Estrela
11h00 - Visita à creche da Fundação Júlia Moreira
12h00 - Visita à creche da Associação Tempo de Mudar - Bairro dos Lóios

15h30 - Encontro com pais e encarregados de educação à saída das aulas
Escola Básica nº 31 do Lumiar (Rua Luis Freitas Branco)

21h00 - Sessão com associações de moradores e comerciantes
Voz do Operário

"Não dou empregos porque não sou o eng. Sócrates"




"O discurso da candidata do CDS/PP à câmara municipal de Lisboa é assumido como politicamente incorrecto. Maria José Nogueira Pinto visitou ontem o bairro da Musgueira e , depois de ouvir vários moradores, defendeu que "fazer pedagogia" é o mais importante . "Venho explicar que não dou empregos porque não sou o engenheiro Sócrates e explicar o que a câmara pode fazer pelas pessoas que aqui vivem", porque há "uma cultura de direitos e poucos deveres e estas pessoas põem-se muito na posição de assistidas e não na posição de pessoas que têm de contribuir para as suas vidas".

A candidata sublinhou que "assiste-se mais a um fenómeno de exclusão do que pobreza e o provérbio chinês, de que é preciso ensinar a pescar, aplica-se muito bem". Nogueira Pinto entende que a sociedade tem que considerar este fenómeno e que, como candidata, tem que "vir a estes locais, mesmo que não seja bem recebida", o que chegou a acontecer. Ao ouvir algumas queixas, que passaram principalmente pelas dificuldades económicas, a candidata popular disse que as suas propostas passam pela "acção social e pelas competências. Temos obrigação de as dar às pessoas que não tiveram oportunidades, mas elas têm que estar dispostas a receber estas competências".

Programa de Campanha para hoje, dia 26 de Setembro

14H00 » Campanha de Rua na Baixa-Chiado (Encontro à porta dos Armazéns do Chiado)

20H30 » Jantar promovido por núcleo de mulheres lisboetas que querem assinalar a primeira candidatura de uma mulher à Câmara Municipal de Lisboa nos últimos 20 anos.
(Restaurante do Centro de Congressos de Lisboa, Junqueira)

domingo, setembro 25, 2005

Campanha por Lisboa

O CDS não pára! Este fim de semana foi recheado em acções de campanha.

Ontem foi dia de arruada pela freguesia da Pena, onde Maria José Nogueira Pinto, juntamente com os candidatos à freguesia, visitaram as principais artérias, falando com vários moradores e comerciantes. Da parte da manhã, a candidata esteve presente num debate com os restantes candidatos à CML, realizado na Universidade Nova, onde defendeu a extinção das sociedades de reabilitação urbana (SRU) criadas pela edilidade.

Na mesma tarde, a lista concorrente à freguesia de São João de Deus e liderada por Carlos Melo Barroso, visitou o Bairro Arco do Cego, bem como os moradores e comerciantes da Av. Óscar Monteiro Torres e Av. Sacadura Cabral.

No fim da noite de Sábado, a equipa concorrente à freguesia da Encarnação, liderada por Diogo Moura, visitou o Bairro Alto, tendo constatado que não existe patrulhamento por parte das forças de segurança, bem como o alto nível de ruído que tanto incomoda os moradores.

No Domingo, os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, Maria José Nogueira Pinto e Telmo Correia juntamente com os candidatos às freguesias do Lumiar e Ameixoeira, visitaram os Bairros da Cruz Vermelha e antiga Musgueira, onde conversaram com moradores e sócios do Recreativo Águias da Musgueira, havendo ainda tempo para conhecer o Clube Tonelense e o recente trabalho de reabilitação levado a cabo na Quinta das Conchas.

Na outra extremidade da cidade, os candidatos a São João percorreram a freguesia, onde falaram com moradores, dando a conhecer os propósitos da candidatura.

Já em São Vicente de Fora, Helena Costa Pereira deu a conhecer o seu programa eleitoral para a freguesia, destacando-se a criação de um lar para os idosos que se encontram num estado de solidão profundo.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Programa de Campanha para o fim de semana

PROGRAMA DE CAMPANHA
24 de Setembro

10H30 » Maria José Nogueira Pinto participa na mesa redonda “A CIDADE DO FUTURO”, da XVª edição dos Cursos de Verão do Instituto de História Contemporânea, dedicada à memoração do 250.º aniversário do terramoto de 1775, a convite do presidente do IHC, Prof. Doutor Fernando Rosas.

(Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Auditório da Reitoria, Campus de Campolide)

17h00 » Campanha de Rua, encontro no Largo da Escola Municipal, finalizando o percurso junto dos Coliseus dos Recreios.
25 de Setembro
15h00 » Campanha de Rua na Musgueira, com o ponto de encontro no Colégio São João de Brito

Festa Juventude em Boas Mãos

Realizou-se ontem, no bar D&D, a Festa Juventude em Boas Mãos, organizada pela Concelhia de Lisboa da JP. A festa tinha como motivo a apresentação de candidatos da JP nas várias freguesias, o anúncio dos resultados da Rally-Paper do dia 18 e de um convívio dos candidatos com a juventude lisboeta.
A este apelo respondeu a nossa candidata à CML, Maria José Nogueira Pinto e o candidato à Assembleia Municipal, Telmo Correia, bem como outros candidatos.
Foi uma festa animada, razão pela damos os parabéns à JP Lisboa, não só por esta iniciativa, mas por todo o esforço empenhado nesta campanha eleitoral.

quinta-feira, setembro 22, 2005

Nogueira Pinto quer envolver cidadãos na segurança

(Notícia Lusa)
A candidata do CDS/PP à presidência da Câmara Municipal de Lisboa defendeu hoje a necessidade do envolvimento dos cidadãos na construção das condições de segurança, afirmando que não é uma competência só da polícia.
"A segurança é vista como qualquer coisa que fica só a cargo da polícia ou das entidades competentes", afirmou Maria José Nogueira Pinto, depois de visitar as instalações da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), acrescentando que há "uma perspectiva interessante que é a do envolvimento dos cidadãos na construção das condições de segurança". Seja ao nível dos comerciantes, dos vizinhos ou dos pais em relação aos filhos, a candidata defende a figura do "mediador" que consiste naquela "pessoa que pode actuar na detecção precoce e na prevenção em relação ao sistema de segurança".
Maria José Nogueira Pinto defendeu também "a contratualização entre o estado e instituições como a APAV", uma vez que "cumprem um serviço público". "Embora sejam associações voluntárias, estão na persecução de um interesse público", disse a candidata.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Apoiar as vítimas

A candidata do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Lisboa visitou hoje a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Recebida pelo presidente daquela organização, Maria José Nogueira Pinto ouviu com atenção os resultados dos últimos estudos feitos acerca das vítimas de crime e, igualmente, sobre a prevenção de crime e vitimação urbana.
“A APAV é uma instituição muito importante porque a vítima precisa desta forma de apoio”, começou por referir a candidata democrata-cristã, acrescentando que, de algum modo, embora sendo uma instituição particular de solidariedade social, a APAV “cumpre um serviço público”.
Manuel António Ferreira Antunes começou por referir à candidata que o problema começa desde logo ao nível urbanístico, com a falta de iluminação e a existência daquilo que são chamados de “ângulos mortos”, isto é, sítios de reduzida visibilidade. Isto acrescido do mau comportamento para com a vítima ao nível do sistema judicial e do actual policiamento. Para Maria José Nogueira Pinto, trata-se de “um sistema que desencoraja a queixa”.
Tendo consciência de que “os números que existem não são fidedignos, uma vez que não correspondem à realidade”, a candidata à autarquia lisboeta acredita que “mesmo que o sistema tivesse outra eficácia, estas instituições [como é o caso da APAV] continuam a fazer todo o sentido”.
“Pensa-se que a segurança é uma coisa que chega, mas não se entende que a segurança começa desde logo no local”, afirmou Maria José Nogueira Pinto. Para a candidata, o encontro desta tarde foi enriquecedor uma vez que “foi-nos dado um entendimento muito importante sobre a participação do próprio cidadão no desenvolvimento da segurança”, designadamente no que concerne ao papel dos comerciantes.Também, Maria José Nogueira Pinto não deixou de sublinhar a “figura do mediador”, uma pessoa que possa ter uma função de mediação no terreno e que contribuirá para a detecção precoce de situações de insegurança”.
“Os cidadãos preferem medidas que produzam efeitos mais imediatos. Eu gostava de transmitir um discurso de longo-prazo”. Maria José Nogueira Pinto acredita que “a Câmara tem uma obrigação muito grande, nomeadamente com os comerciantes em zonas mais isoladas” e defende “uma estreita colaboração da autarquia com a PSP de modo a reforçar os programas de proximidade”.
“Se chegar à presidência da Câmara não terei medo de fazer um trabalho a mais longo-prazo. Mesmo que sejam outros a recolher os frutos desse trabalho”, disse ainda a democrata-cristã.

Programa de Campanha para amanhã, quinta-feira

PROGRAMA DE CAMPANHA
22 de Setembro

10H » Atlético Clube Portugal (Estádio da Tapadinha - Ajuda)

11H30 » Clube de Futebol “Os Belenenses”* (Estádio do Restelo) * com almoço volante

16H30 » Debate da QUERCUS (Auditório do Metro – Estação Alto dos Moínhos)

22H20 » Passagem pela festa da JP (Bar “D&D” – R. do Conde, 55)

Lutar contra a cultura do "não"


A sede do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa foi o ponto de partida para mais um dia de pré-campanha da candidata do CDS-PP à Câmara Municipal de Lisboa.Considerando que os bombeiros fazem parte de um conceito de segurança que normalmente não está patente nas agendas, Maria José Nogueira Pinto recebeu um briefing por parte do Comandante Baptista Antunes.
No final do encontro, a candidata democrata-cristã destacou a importância dos bombeiros “na segurança da cidade que não se vê e que é fundamental”.“A manutenção e fiscalização apertada das grandes infra-estruturas públicas e um dispositivo que responda em situação de catástrofe” são relevantes para Maria José Nogueira Pinto, considerando que “os lisboetas têm o direito de saber que existe um dispositivo que, em situação de catástrofe, responde”.Para a candidata, “há muitas falhas de coordenação” e “uma falta de competências atribuídas das diferentes entidades”, seja Bombeiros, Protecção Civil ou INEM. “Quanto mais se fragmenta, mais difícil será a resposta”, acrescenta a candidata a autarca, para quem “a Câmara tem que ser responsável pela articulação entre instituições”.
Um encontro com estudantes da Universidade Católica foi a paragem seguinte da candidata democrata-cristã. Numa sala cheia de jovens, Maria José Nogueira Pinto apresentou o seu programa para Lisboa, explicando a decisão de não tornar prioritária a construção de residências universitárias. “Eu não tenho dinheiro para as vossas residências. Nem eu, nem nenhum candidato”. “Mas não considero uma medida prioritária. Tenho outras prioridades que estão aí, espalhadas pela rua. É a pessoa que não tem o que comer, que não tem onde dormir”, afirmou a candidata, dando a compreender o porquê da importância de igualmente trazer a classe média de volta a Lisboa.Tempo houve ainda para lembrar aos jovens do seu direito ao voto. “Pertenço a uma geração onde a política era uma actividade galvanizante”, começou por dizer. “Acreditávamos que era possível mudar as coisas, melhorá-las, e que isso dependia de nós”.Para Nogueira Pinto, a abstenção entre os jovens acontece porque, hoje, “Portugal não tem um desígnio”. “Vivemos numa altura em que os fazedores de política têm que atrair e interessar. Mas a política devia de ser feita com um desígnio e depois atrair e interessar, ou não. Nós não temos tempo para estar à espera que as coisas nos atraiam. Só temos tempo de olhar em redor e pensar: «vamos deixar que tomem conta de nós? Que tipo de vida queremos para nós?»”.“O que está em causa estas eleições, ou em qualquer outras, é saber se não vamos pegar no nosso destino e mandar em nós próprios. É o repto que vos deixo”, acrescentou. “Portugal tornou-se no País do «não». É neste País que é preciso dar uma grande volta. É para isso que estou nesta campanha, para dizer que é possível mudar, é possível romper a teia do álibi”.
O dia de pré-campanha de Maria José Nogueira Pinto acabou com uma visita à sede da ACAPO, onde, recebida pelo presidente daquela instituição, José Esteves Correia, a candidata do CDS-PP pôde reforçar a ideia de que “esta é uma cidade particularmente hostil” para os portadores de deficiência, como é o caso dos invisuais.“Trata-se do simples respeito pela lei”.
“É incompreensível que se continue a construir em Lisboa com barreiras arquitectónicas”, disse Maria José Nogueira Pinto, acreditando que “a Câmara tem aqui um importante papel”.A candidata chamou ainda a atenção sobre o mau estado dos passeios em Lisboa e sublinhou a importância de “incentivar a construção, em pisos térreos, de habitações adaptadas”.

terça-feira, setembro 20, 2005

A problemática da droga


A fim de entender as últimas conclusões acerca da Estratégia Nacional da Luta Contra a Droga, a candidata do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML) esteve ontem no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) onde se encontrou com o director daquele organismo, João Goulão.No final da reunião, Maria José Nogueira Pinto constatou que praticamente todos os objectivos traçados por esta estratégia não foram alcançados.
“Na parte da procura, oferta, tratamento, evidencia-se estagnação e até mesmo, em alguns casos, agravamento da situação”, sublinhou a candidata democrata-cristã, para quem esta reunião foi muito importante para poder compreender alguns dos indicadores.
Maria José Nogueira Pinto, acompanhada pelo líder do partido, José Ribeiro e Castro, acredita que esta é uma realidade que se reflecte desde logo na cidade lisboeta. “Lisboa é a capital e porta de entrada para muitos destes fenómenos. Por isso, é muito importante que a Câmara tenha um papel activo nesta matéria”, referiu, sublinhando ainda a importância de, “quer na prevenção, quer no tratamento, existir uma ligação através de uma rede de proximidade das pessoas”.
“A ideia que tenho é que a Câmara tem que ter um papel determinante”, acrescentou. Por exemplo, “na questão da prevenção sabemos como é importante actuar nas escolas e a Câmara tem aqui um papel a desempenhar”.
Para a candidata à presidência da autarquia lisboeta, “o caminho passa por traçar estratégias mais localizadas”, e “saber como a Câmara Municipal de Lisboa pode e deve intervir em estreita colaboração com o Instituto, a fim de conseguir planos estratégicos” para a cidade.Ainda à porta do IDT, Maria José Nogueira Pinto cruzou-se com o ministro da Saúde, António Correia de Campos.

Continue a ler "A problemática da droga"

Santa Engrácia em Boas Mãos

Aqui está mais um blogue, desta feita da candidatura do CDS-PP à Assembleia de Freguesia de Santa Engrácia.
Com o empenho e dedicação da cabeça de lista, Dra. Silvia Gomes, o CDS sairá triunfante nestas próximas eleições em Santa Engrácia.

Visite em http://santaengracia-cds.blogspot.com/

Agenda de campanha de amanhã

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2005
15H » Colóquio ARESP – Assoc. da Restauração e Similares de Portugal*
(Hotel SANA Lisboa – Av. Fontes Pereira de Melo)

*A candidatura do CDS-PP à Câmara Municipal de Lisboa será representada pelo número dois da lista, Eng. Miguel Anacoreta Correia


15H » APAV – Assoc. Portuguesa de Apoio à Vítima
(R. do Comércio, 56)

Jantar da Zona Ocidental

A Concelhia de Lisboa do CDS-PP e os candidatos às freguesias de São Francisco Xavier, Santa Maria de Belém e Ajuda, Telmo Correia, Nuno Bonneville e Ricardo Bandeirinha respectivamente, convidam V. Exa a estar presente no Jantar destas freguesias, a realizar na próxima sextaa-feira, dia 30 de Setembro, às 20h30, no Restaurante Queda D'Água, junto aos Moinhos do Restelo.

Gostaríamos muito de contar com a sua presença.


As marcações poderão ser efectuadas até dia 29 Setembro para o 912588657 ou para diogomoura@cds.pt

Jantar de Mulheres do CDS-PP

A Concelhia de Lisboa do CDS-PP e a candidata à CML, Dra. Maria José Nogueira Pinto, convidam V. Exa a estar presente no Jantar de Mulheres do CDS-PP, a realizar na próxima segunda-feira, dia 26 de Setembro, às 20h00, no Restaurante F.I.L. de Alcântara.

Sendo este um evento da maior importância para o Partido, gostaríamos muito de contar com a sua presença.

O preço do jantar é 10€ por senhora e as marcações poderão ser efectuadas até 6ª feira para o 912588657 ou para diogomoura@cds.pt

A rebelde da Direita

Uma entrevista dada à revista Visão (de 26 de Maio de 2005) conduzida pelo jornalista Paulo Chitas.

Apresenta a pessoa que é a nossa candidata à CML!



Imperdível!

Nasceu numa casa de conto de fadas, furou greves académicas, atravessou Angola num Mercedes para fugir de uma revolução que a queria presa. A actual provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa até vendeu enciclopédias, no Rio de Janeiro, para sobreviver

segunda-feira, setembro 19, 2005

Maria José Nogueira Pinto, a eleita

Maria José Nogueira Pinto é, sem sombra de dúvidas, uma grande mulher.
Conhecida pelo seu vasto currículo em diferentes cargos, deixou sempre uma marca de prestígio, competência e prosperidade.
Nesta sua candidatura à CML, e após uma leitura cuidada dos Programas Eleitorais concorrentes, é o mais bem estruturado, com cabeça, tronco e membros.
Define claramente o real problema existente em Lisboa, começando pelo arrumar da casa até ao revitalizar. É necessário sanar as contas da Câmara, estruturá-la de modo eficiente, com uma relação próxima do munícipe, espalhando os seus funcionários em serviços nos quais sejam realmente necessários.
É também preciso, e sendo eu um jovem que não quer abandonar a sua cidade, criar condições atractivas para a revitalização da cidade, tornando facilitada a vivência dos jovens em Lisboa, especialmente no que respeita à habitação.
Tenho a certeza que a Dra. Maria José é, de todos os candidatos, a com maior competência para poder liderar uma equipa que, em conjunto, farão de Lisboa uma Lisboa em Boas Mãos.

Ela não é como eles

Todas as possíveis dúvidas foram dissipadas no debate na SIC/Notícias entre Manuel Maria Carrilho (PS) e Carmona Rodrigues (PSD). Quem esperava ideias para Lisboa, apenas ouviu insultos recíprocos. Quem aguardava pela definição de uma estratégia para a capital, escutou apenas ataques pessoais e graves acusações de parte a parte. Quem pretendia saber como pode Lisboa ser revitalizada ou como se pode atrair a classe média que foi expelida da cidade para os arredores, ficou somente a conhecer em pormenor o problema das casas de banho no Ministério da Cultura dos tempos de Carrilho e a alegada existência de um "mensalão" de Carmona Rodrigues. Ficámos totalmente esclarecidos: tanto um como o outro afirmaram repetidamente que o adversário em causa - cada um deles - nada sabia, só dizia disparates, asneiras, mentiras, calúnias e difamações. Nesse sentido, foi um debate absolutamente essencial para Lisboa e para os lisboetas. Todos os lisboetas deveriam ter o direito a ouvir e ver aquela discussão sem qualquer sentido ou finalidade prática. Porque, definitivamente, todos ficariam a saber em quem não devemos votar. Por isso mesmo coloco aqui a ligação ao que se escreveu no canal de Carnaxide sobre o triste espectáculo. A diferença abismal da postura serena e construtiva, da seriedade política e pessoal de Maria José Nogueira Pinto ao longo dos debates que protagonizou na SIC/Notícias, foram ainda ontem e hoje salientadas por comentadores insuspeitos como o social-democrata Pacheco Pereira (na revista "Sábado"), pelo jornalista Ricardo Costa (na própria SIC/Notícias logo a seguir ao debate), ou por Joaquim Letria, hoje no Jornal das 9, também na SIC/Notícias 8 (e Fernando Madrinha no Expresso, acrescentamos nós). A opinião é consensual e não é só de quem a apoia, como nós: Maria José Nogueira Pinto tem uma estratégia consistente para Lisboa, não promete fantasias eleitoralistas nem entra em demagogias fáceis. Ela conhece como ninguém os problemas da cidade porque lida com eles há anos a fio.Ela tem propostas concretas e compromissos claros para os tentar resolver. Ela é a candidata que faz a diferença, que pode fazer toda a diferença para quem vive ou quer voltar a viver na capital. Ela não é como eles.

Paulo Pinto Mascanhenhas in http://cdsporprazeres.blogspot.com/

Agenda de campanha de rua para amanhã

Amanhã, terça-feira, dia 20 de Setembro

Dr. Telmo Correia
Cabeça de lista à Assembleia Municipal de Lisboa

10h30 – Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião da Pedreira
Ponto de encontro – Entrada Parque Subterrâneo Av. Conde Valbom
(cruzamento da Av. Conde de Valbom com Av. Miguel Bombarda)

16h30 – Santo Condestável e Santa Isabel
Ponto de encontro – Igreja de Santo Condestável (R. Francisco Metrass)

Visitas institucionais e encontros

Amanhã, terça-feira, dia 20 de Setembro
Dra. Maria José Nogueira Pinto



09H30 – Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa (Av. D. Carlos I)

11H00 – Encontro com jovens na Universidade Católica

15H00 – ACAPO R. São José, nº 86 – 1º)

*Após a visita à ACAPO, a Dra. Maria José Nogueira Pinto fará uma declaração à comunicação social.

domingo, setembro 18, 2005

Programa de campanha para amanhã

Programa para o dia 19 de Setembro

09H30 – Instituto da Droga e da Toxicodependência (Av. João Crisóstomo, 14 – em frente ao Ministério da Saúde)

15H00 – Ginásio Clube Português (Praça Ginásio Clube Português, 1)
A Dra. Maria José Nogueira Pinto será acompanhada pelo presidente do CDS-PP, Dr. José Ribeiro e Castro na visita ao Instituto da Droga e da Toxicodependência. No final da visita a Dra. Maria José Nogueira Pinto fará uma declaração à imprensa acerca do último relatório nacional sobre droga e toxicodependência.

sábado, setembro 17, 2005

Vida de artista

O programa de pré-campanha da candidata do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, levou-a hoje a visitar o Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa e a tão conhecida Casa do Artista.
O Banco do Voluntariado, criado no âmbito do pelouro da Acção Social da Câmara de Lisboa, é responsável pela ligação entre uma série de instituições – cerca de 70 no seu total – e os voluntários. E as áreas de acção são vastas, desde o domínio cívico, a acção social, a saúde, a educação, ciência, cultura, defesa do património, etc.“Mas muitas vezes as associações tornam-se um pouco indisciplinadas e criam os seus próprios bancos”, constatou Maria José Nogueira Pinto, conferindo importância devida áquela organização.“O voluntário funciona muitas vezes por impulso”, referiu a candidata democrata-cristã, sublinhando a impotância do “trabalho e triagem e formação”, também conduzido por aquele centro. Isto porque “se queremos ver uma tarefa terminada, temos que ter uma resposta contínua”.
Saída do Banco de Voluntariado foi tempo de seguir para a Casa do Artista, onde Raúl Solnado e Linda Silva receberam a candidata à Câmara de Lisboa de braços abertos.O momento foi de convívio onde não faltaram as histórias de vida dos personagens principais daquela casa: bailarinas, responsáveis de guarda-roupa do antigo Parque Mayer, actores, cantores, encenadores que também são poetas. Pessoas que tudo têm em comum e que usam aquele espaço para um convívio diário.Defendendo uma casa que se mostra exemplar, Raul Solnado não deixa de referir que “vários grupos profissionais estão agora a tentar juntar-se” para criar novas “Casas do Artista”, mas desta vez com enfermeiros, ferroviários, etc. “Vêm cá perguntar como é que fizemos”, acrescentou ainda o actor.Para Maria José Nogueira Pinto, trata-se de uma espaço “muito agradável” e, sem dúvida, um exemplo a seguir.

sexta-feira, setembro 16, 2005

Programa para este fim de semana

SÁBADO

Com a participação de Telmo Correia, cabeça de lista à Assembleia Municipal de Lisboa

14h30 – Percurso em Telheiras
Ponto de encontro: Metro Telheiras – R. Prof. Francisco Gentil

15h30 – Percurso no centro do Lumiar

17h00 – DEBATE DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS E DEFESA DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO-CULTURAL DA FREGUESIA DA AMEIXOEIRA, com a participação de Telmo Correia.
Local: Instituto Superior de Gestão

DOMINGO

14H30 Rally-Paper da Juventude Popular de Lisboa, com a presença de Maria José Nogueira Pinto na largada, ao alto do Parque Eduardo VII.

Uma vida de diferença

A candidata do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, dividiu hoje o seu tempo de pré-campanha entre os mais tenros de idade e os mais experientes de vida.A primeira paragem foi na Maternidade Alfredo da Costa, “uma homenagem clara ao local onde já nasceu mais de um milhão de lisboetas.“

Fui directora desta casa numa altura particularmente crítica e conseguimos com a nossa equipa encontrar nichos de excelência, equipá-la tecnologicamente e catapultá-la para o lugar que merece”, contou a candidata democrata-cristã, garantindo que “Lisboa é um pouco como esta instituição. No dia 9 de Outubro, os lisboetas vão poder escolher entre obras de fachada ou uma renovação de fundo, tal como aconteceu aqui”. “Lisboa precisa de alguém que a agarre e lhe dê as condições que ela merece”, acrescentou peremptoriamente.

Maria José Nogueira Pinto percorreu os corredores da Maternidade Alfredo da Costa, acompanhada pelo actual director, Prof. Jorge Branco, relembrando os bons tempos que passou naquela instituição.Da Maternidade Alfredo da Costa foi tempo de seguir para “O Cantinho dos Velhotes”, um espaço na Rua Campo de Ourique onde a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo disponibiliza refeições para os mais idosos e carenciados daquela freguesia.

Embora os Alunos de Apolo resistam apenas com as quotas dos seus associados e a receita dos bailes e dos cursos de dança que organiza, é com gosto que proporcionam aqueles almoços diários e aquele mesmo sítio de convívio.

Perante esta realidade, Maria José Nogueira Pinto não pôde deixar de constatar: “Quando a sociedade civil se move para fazer o papel do Estado, não se compreende como é que o Estado negligência e muitas vezes não apoia essa mesma sociedade civil”.

quinta-feira, setembro 15, 2005

Mensagem à Freguesia de São João


Caro (a) Amigo (a),

No próximo dia 9 de Outubro iremos escolher os elementos da nossa Junta para os próximos quatro anos e trata-se de um momento crucial para a vida da nossa Freguesia.

Perante a insistência das forças vivas da freguesia e do desejo manifestado pela população em ter uma alternativa credível à actual gestão, aceitei a candidatura à Presidência da nossa Junta, a qual assumo com todo o empenho, esforço e dedicação, por forma a colocar o meu projecto e a minha experiência ao serviço da Freguesia.

Assim, como o que está em causa, mais do que as ideias partidárias, são as pessoas e a sua utilidade para a freguesia, tenho a enorme satisfação de lhe anunciar a minha candidatura a Presidente da Junta pela lista do CDS/PP.

Estou, com a minha equipa, a ultimar o programa de trabalho para 4 anos à frente dos destinos da Freguesia, o qual levarei, brevemente, ao seu conhecimento.

É tempo de mudar para melhor. Espero contar consigo.

Carlos Ferreira Barroso

quarta-feira, setembro 14, 2005

Programa de Campanha de amanhã

15 de Setembro

11.00 – Maternidade Alfredo da Costa(R. do Viriato)

12.30 – Visita ao almoço dos idosos nos Alunos de Apolo(R. Campo de Ourique, 39)

18.00 – Debate na Associação Abril (Terraço da "Pollux")

Debate promovido pela ACA-M

A ACA-M organiza DEBATE com os candidatos à Presidência da CML
(Auditório Afonso de Barros , ISCTE, 14/9, às 17.30)

Os direitos dos peões à existência e à segurança no espaço público lisboeta são uma preocupação constante da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M).
Por isso, preparámos um DEBATE PÚBLICO com os candidatos à presidência da CML e com especialistas de análise de fluxos pedonais, que terá lugar no próximo dia 14/9, às 17.30, no Audiório 6 do ISCTE (Av. Forças Armadas, Lisboa).
Vimos convidar a comunicação social a assistir a este DEBATE sobre a problemática do trânsito pedonal em Lisboa, que conta com a participação confirmada dos candidatos Manuel Maria Carrilho (PS), José Sá Fernandes (BE), e dos representantes das candidaturas do PSD, CDU e PP, respectivamente Marina Ferreira, Modesto Navarro e João Almeida. Nesta ocasião, será apresentado um estudo sobre segurança de peões junto dos túneis urbanos (por C. Manson) e será lançado o livro de H. Fretigné, A Praça do Saldanha: Conflitos de uso no espaço público lisboeta (ed. Assírio & Alvim e ACA-M).
A apresentação está a cargo do antropólogo Manuel Delgado (Universidade de Barcelona) e do especialista de trânsito pedonal Mário Alves.
Os documentos que estarão me discussão no debate encontram-se disponíveis para consulta nos links:
Documento "Praça do Saldanha": <http://homepage.mac.com/manuel_ramos>

Telmo Correia em jantar em Campolide

O candidato à Assembleia Municipal de Lisboa, Dr. Telmo Correia, presidiu ontem à noite ao jantar de apresentação dos candidatos à Assembleia de Freguesia de Campolide.
A equipa, liderada por João Oliveira, conta ainda com moradores de vários bairros e extremos da freguesia, tendo ainda dirigentes desportivos do Liberdade Clube, Santana Futebol Clube e Centro Recreativo Popular, associativos da Associação de Reformados de Campolide e ainda com o jogador do Belenenses, Silas.
O cabeça de lista apresentou as suas ideias para Campolide, nomeadamente nas áreas da limpeza e apoio à terceira idade.
Estiveram ainda presentes os membros da Comissão Política Concelhia de Lisboa, nomeadamente a Presidente Maria Orisia Roque e o Vereador do CDS na Câmara Municipal de Lisboa e Deputado à Assembleia da Reública, Dr. António Carlos Monteiro.

"Lisboa deve ser ouvida sobre deslocalização do aeroporto"

(Notícia Lusa)

"Candidata do CDS/PP à Câmara Municipal de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, na audição parlamentar sobre "As Grandes Opções de Infra-estruturas e o Turismo como factor de competitividade para Lisboa".

"Lisboa tem de ser ouvida quanto à questão da deslocalização do aeroporto da Portela para a Ota, bem como a autarquia lisboeta, os agentes económicos e os representantes das empresas", afirmou Maria José Nogueira Pinto, à margem da audição parlamentar sobre "As Grandes Opções de Infra-estruturas e o Turismo como factor competitividade para Lisboa".

A candidata disse que não conhece qualquer estudo sobre a matéria e teve a confirmação neste encontro, pela voz do presidente da Confederação Portuguesa de Turismo, de que também os associados do sector não estão a ser informados sobre o impacto da medida.

Nogueira Pinto considerou que, "sendo o aeroporto um dos factores de competitividade determinante para a cidade", a sua deslocalização terá efeitos bastante negativos para a capital.
"Os empregos, os restaurantes, os hotéis e os táxis" serão os principais afectados uma vez que a cidade tem muito "turismo de fim-de- semana".

"Não estamos contra o aeroporto da Ota, mas a favor do aeroporto da Portela", sublinhou.
Para além disto, a candidata afirmou ser necessário resolver problemas como o do "ambiente, do ruído, da qualidade da água e da mobilidade", não só pelo turismo, mas principalmente pela "qualidade da cidade que só assim será competitiva".
ACA."

terça-feira, setembro 13, 2005

Jantar de Campolide


Realiza-se hoje, às 20h00 no Restaurante "A Valenciana", o jantar de apresentação dos candidatos do CDS-PP à Assembleia de Freguesia de Campolide.
Liderada pelo actual autarca João Oliveira, a lista propõe-se a melhorar a qualidade de vida dos fregueses de Campolide.
Apareça e apoie esta candidatura, através do telemóvel 91 999 24 91.

domingo, setembro 11, 2005

Último Frente-a-Frente na SIC-Notícias

Hoje termina para a nossa candidata o Ciclo de debates a dois na SIC-Notícias.

O Frente-a-Frente decorrerá entre a nossa candidata vs o candidato do PS:

Maria José Nogueira Pinto
vs
Manuel Maria Carrilho

SIC-Notícias 22h

À demagogia das praças, jardins e cosmopolitanismo artificial, Maria José Nogueira Pinto irá apresentar medidas e projectos reais.
Um melhor programa, ideias e formas de execução e concretização.


Apresentar-se-á com força, convicção e conhecimento das realidades que preocupam os lisboetas, mas também com a resolução mais concreta e real - seriedade, conhecimento, empenho e trabalho árduo.

O CDS-PP é útil a Lisboa!
Lisboa com certeza em boas mãos!

sexta-feira, setembro 09, 2005

"Nogueira Pinto contra taxa à entrada de automóveis em Lisboa"

(Notícia Lusa/Diário Digital)

"A candidata do CDS/PP à presidência da Câmara de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, contestou quinta-feira a ideia de introduzir uma taxa à entrada de automóveis na capital, considerando que a medida é «fácil, mas muito injusta».

A introdução de uma taxa à entrada de automóveis em Lisboa é prevista no programa eleitoral do candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, e admitida pelo candidato do PS, Manuel Maria Carrilho, apenas como «medida limite».

O programa eleitoral do candidato do PSD e actual presidente da câmara, Carmona Rodrigues, é omisso em relação a uma eventual portagem para os carros que entrem em Lisboa - medida que é aplicada em cidades europeias como Londres.

«Uma percentagem das pessoas utiliza o carro para entrar em Lisboa por necessidade e outra percentagem utiliza-o por egoísmo. A taxa é uma medida cega, uma medida fácil, mas muito injusta», declarou Maria José Nogueira Pinto à agência Lusa, depois de uma visita ao Centro de Recursos Multicultural, no bairro Padre Cruz.

A candidata do CDS/PP à Câmara de Lisboa argumentou que «existem ainda condições que não estão preenchidas» para que as pessoas possam não se deslocar de carro à capital, como a construção de parques dissuasores e «uma sequência correcta de transportes públicos», sem as quais não deve ser ponderada a introdução de uma taxa.

«Todos os dias há 400 mil carros que entram em Lisboa. É preciso criar essas condições e fazer pedagogia», contrapôs, salientando que actualmente, «o automóvel pode ser o meio mais económico e eficaz para uma família de classe média-baixa se deslocar».

Continue a ler ""Nogueira Pinto contra taxa à entrada de automóveis em Lisboa""

Frente a Frente

Após o debate com Carmona Rodrigues e Ruben de Carvalho, onde a nossa candidata se destacou pela positiva, o ciclo continua. Desta feita será com o candidato independente pelo Bloco de Esquerda:

Maria José Nogueira Pinto
vs
José Sá Fernandes

SIC Notícias 23h

À altura do desafio, Maria José Nogueira Pinto irá com certeza expôr e defender o melhor programa, ideias e formas de execução e concretização.

Apresentará a força, a convicção e o conhecimento das questões que preocupam os lisboetas, mas também a forma de as resolver com seriedade, empenho e trabalho árduo. O CDS-PP é útil a Lisboa!

Lisboa com certeza em boas mãos!

quinta-feira, setembro 08, 2005

Maria José Nogueira Pinto visita serviços da CML

Alguns departamentos da Câmara Municipal de Lisboa (CML) foram hoje visitados pela candidata do CDS-PP à autarquia lisboeta.

Acompanhada pelo vereador António Carlos Monteiro e pelo candidato Anacoreta Correia, Maria José Nogueira Pinto fez a primeira paragem do dia na Central de Controlo de Tráfego, onde, perante ecrãs que monotorizavam as principais artérias da cidade, recebeu explicações sobre o sistema “Gertrude”. Um sistema que gere em tempo real a regulação do tráfego em Lisboa.

Os acordos estabelecidos com a Carris, a manutenção das vias BUS, a supressão de algumas carreiras de eléctrico e a importância da Polícia Segurança Pública foram alguns dos temas abordados no encontro com o director municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego, Álvaro Castro, e a directora do departamento de Segurança Rodoviária e Tráfego, Anabela Coucelo.

O Departamento de Acção Social da câmara foi o destino seguinte, onde a candidata do CDS-PP foi recebida por Rosa Sampaio.À comitiva, a directora daquele departamento descreveu detalhadamente os vários atributos e iniciativas realizadas pela sua equipa, nomeadamente no trabalho com crianças, idosos, pessoas com deficiência, cidadãos em situação de risco ou exclusão relacionada com a saúde mental, ou com desempregados de longa duração e jovens à procura do 1º emprego.

Igualmente, na presença da vereadora da Acção Social, Helena Lopes da Costa, Rosa Sampaio explicou ainda o trabalho feito nas áreas do desenvolvimento comunitário e dos equipamentos sociais.

Parte integrante dos serviços desta vereação está o “Lx Amigo”, local da paragem seguinte da candidata democrata-cristã.Um serviço de reparações que serve idosos com mais de 65 anos ou cidadãos com mobilidade reduzida com mais de 55 anos, o “Lx Amigo” tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade. Para Maria José Nogueira Pinto, “um trabalho muito importante”, especialmente para quem tem menos condições financeiras.

Por último, foi ainda tempo de fazer uma passagem pelo Centro de Recursos Multicultural, no Bairro Padre Cruz, onde a candidata, para além da secção destinada às comunidades imigrantes e minorias étnicas, visitou ainda uma exposição acerca do trabalho efectuado no âmbito da GEBALIS – Gestão de Bairros Municipais de Lisboa. A GEBALIS gere actualmente 70 bairros e 25 mil fogos, em áreas que abrangem cerca de 70 a 80 mil pessoas.

quarta-feira, setembro 07, 2005

Audição Parlamentar com o Dr. Telmo Correia

“As Grandes Opções de Infra-estruturas e o Turismo como factor de competitividade para Lisboa”


13 DE SETEMBRO

15H00

Auditório do Edifício Novo da Assembleia de República



Encerramento pela Dra. Maria José Nogueira Pinto

Contamos com a sua presença.
Confirmações até 2ª feira, dia 12.
Para o telefone:
218814748
ou

Maria José Nogueira Pinto visita amanhã vários serviços da CML

Amanhã, dia 8 de Setembro, a candidata do CDS visita vários serviços da CML durante a manhã e, à tarde, participa no colóquio da Revista CARGO sobre a importância do Porto de Lisboa.

PROGRAMA DE CAMPANHA

08 de Setembro

09h30 - Centro de Controlo de Tráfego
Rua Alexandre Herculano

11h00 - Lx Amigo Centro Operacional
Av. Alfredo Bensaúde Bloco A, 2

12h00 - Centro de Recursos Multicultural
Rua Rio Cávado, nº 3 A - Bairro Padre Cruz
1600-702 Lisboa

13h00 - Fim da visita

18h00 - Debate Revista CARGO
Gare Marítima de Alcântara

Visita a Alfama e São Vicente

Na sua primeira visita no âmbito da campanha autárquica à Câmara Municipal de Lisboa (CML), Telmo Correia, cabeça de lista à Assembleia Municipal, esteve, acompanhado pelo segundo candidato do CDS à autarquia, Miguel Anacoreta Correia, esteve de visita às freguesias de St. Estêvão, S. Miguel e São Vicente de Fora.

Tendo em consideração a importância histórica de Alfama e de toda a sua vertente turística e cultural, bem como as condições dos lisboetas que lá habitam, a manhã começou com uma paragem no Museu do Fado.Ouvindo as explicações feitas pela gestora do museu, Dra. Sara Pereira, os candidatos democratas-cristãos puderam fazer uma viagem pelo mundo do Fado, passando por réplicas das típicas tasquinhas e casas de fado, aprendendo algo mais sobre a construção das guitarras portuguesas, ou sobre a diferenciação entre fado menor, fado corrido e fado da mouraria. Foi referido, pelo anterior Ministro do Turismo, a importância do desenvolvimento do Turismo Cultural na Cidade de Lisboa.

O Centro Paroquial de Bem-estar e Social de Alfama foi a paragem seguinte da comitiva. Há mais de 25 anos em instalações provisórias, o centro alberga uma creche com cerca de 70 crianças. Situação que levou a directora pedagógica daquela instituição, Dra. Lurdes Torres, a reflectir juntamente com os candidatos acerca da falta de espaço e de jardins para tantas crianças, garantindo ainda que a creche subsiste “graças ao trabalho voluntariado”.“Estes centros são muito importantes, pois sem eles a vida seria impossível para muitas pessoas”, comentou a propósito Anacoreta Correia.

A manhã foi ainda ocupada com um périplo pelas ruas de Alfama, onde os moradores e lojistas, aproveitando a presença de Telmo Correia, fizeram questão de falar acerca da actual gestão autárquica, podendo ainda contactar de perto com os candidatos democratas-cristãos àquelas freguesias.

Sectorial: Ambiente

ambiente

O CDS-PP entende o desenvolvimento sustentável e a protecção do ambiente como parte integrante do processo de desenvolvimento. O Ambiente é uma área transversal a todos os sectores de actividade e agentes da sociedade que influencia determinantemente a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos.

As preocupações com os recursos naturais, a qualidade do ar, o ruído, a água e saneamento, os resíduos, a educação ambiental, entre outros, devem fazer parte do dia-a-dia das autoridades locais. Neste sentido, o CDS/PP defende na sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa, que devem ser actualizadas e reforçadas as medidas que promovem o bom ambiente na cidade, a saúde e qualidade de vida dos residentes.

Esta candidatura considera como prioritário o Município de Lisboa apostar na aplicação da Agenda XXI Local, que ainda se encontra numa fase embrionária. Este instrumento deverá ser o ponto de partida para a adopção de uma estratégia que integra a participação da população e agentes económicos em todo o processo de gestão ambiental do Município.

Aspectos importantes a considerar:

1- A Qualidade do Ar


Os automóveis são os principais causadores de poluição atmosférica existente na cidade de Lisboa. Um bom exemplo disso é a qualidade do ar que se verifica na Avenida da Liberdade, sendo este considerado um dos locais na Europa com maior poluição atmosférica, proveniente do tráfego (vide estudo da Universidade Nova).

O CDS/PP considera que deve ser dada prioridade à qualidade de vida dos residentes e ao peão, através do uso disciplinado do automóvel, do uso do transporte público e do condicionando o trânsito, promovendo desta forma a mobilidade na cidade de Lisboa e reduzindo-se a produção de gases com efeitos de estufa.

MEDIDAS:

O CDS/PP propõe para o próximo mandato no Município de Lisboa:


- o desenvolvimento de um sistema de monitorização da qualidade do ar por toda a cidade e divulgação dos resultados aos cidadãos, de modo a que estes possam ter conhecimento, ser alertados e sensibilizados para o problema;
- a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, conforme proposto no nosso Programa para esta área, nomeadamente através da melhoria da articulação da rede de transportes públicos, da construção de parques de estacionamento dissuasores na periferia, do alargamento do serviço Lx porta-a-porta e do aumento do número de corredores BUS, entre outras medidas;
- o estabelecimento de zonas de emissões reduzidas, através do alargamento do condicionamento do trânsito;
- o incentivo ao uso de veículos com motores e/ou combustíveis menos poluentes (gás natural, hidrogénio, biocombustíveis, etc.), através da promoção da renovação das frotas, quer municipal, quer de táxis ou outros transportes colectivos, entre outros;

2 – O Ruído

O Regime Legal sobre a Poluição Sonora, que entrou em vigor a 15 de Maio de 2001, determina que a execução da política de ordenamento do território e de urbanismo deve assegurar a qualidade do ambiente sonoro.

A candidatura do CDS/PP à Câmara Municipal de Lisboa considera que em meios urbanos, a prevenção e controlo da poluição sonora tem uma grande influência no ambiente, na saúde e na qualidade de vida dos munícipes, considerando importante a elaboração de planos para a gestão e redução do ruído ambiente.

Se o objectivo fosse alcançar as metas propostas no Carta de Ruído da Cidade de Lisboa, mais de 50% da cidade não poderia ser habitada, pelo que é fundamental a adopção de políticas realistas, que tenham em atenção a cidade existente.

MEDIDAS:

O CDS/PP propõe para o próximo mandato no Município de Lisboa:


- o desenvolvimento de um sistema de monitorização do ruído na cidade de Lisboa e divulgação dos resultados aos cidadãos, de modo a que estes possam ter conhecimento, ser alertados e sensibilizados para o problema, periodicamente;
- a elaboração e cumprimento de um Plano Municipal de redução do ruído, tendo em consideração a Carta de Ruído de Lisboa e as zonas sensíveis e mistas e sua delimitação no Plano Municipal de Ordenamento do Território;
- a adopção de medidas que melhorem a qualidade e vida, reduzindo o impacto da poluição sonora resultante do tráfego em algumas zonas da cidade, através de medidas urbanísticas, nomeadamente, a instalação de barreiras acústicas, o condicionamento da velocidade, o alargamento do condicionamento do tráfego, entre outros.

3 – A Qualidade da Água e o Saneamento

A candidatura do CDS/PP à Câmara Municipal de Lisboa considera que a água é um bem essencial a preservar, não só em termos quantitativos, mas também dentro dos parâmetros qualitativos impostos pela legislação nacional e comunitária.

No que se refere à rede de distribuição de água e saneamento, é de destacar o facto de se continuarem a registar fugas de água e rupturas de grandes condutas que servem o município de Lisboa. É de realçar o facto de no ano passado se ter verificado rebentamentos nas condutas de água entre o Terreiro do Paço e Oriente, fissuras na rede de Metro e as situações graves que ocorreram em alguns caneiros, nomeadamente no Caneiro de Alcântara (a articulação da EPAL com a CML é fundamental).

Outra preocupação desta candidatura do CDS/PP é o facto de o rio Tejo continuar a ser alvo de descargas de águas residuais sem tratamento prévio, provenientes essencialmente de Alfama e da Baixa, ultrapassando-se assim os limites impostos pelas metas nacionais e comunitárias, causando a alteração de alguns ecossistemas aquáticos e consequentes perigos para a saúde pública.

As ETAR’s de Alcântara e de Chelas e Beirolas são as responsáveis pelo tratamento dos esgotos provenientes de toda a cidade de Lisboa, antes destes serem descarregados no rio Tejo, contudo têm existido inúmeros problemas que não permitem que este tratamento seja eficiente. Neste sentido, considera-se importante saldar a dívida com a SIMTEJO e analisar a área de actuação da EMARLIS no panorama da gestão do sistema de drenagem de águas residuais em “baixa”, uma vez que esta Empresa Municipal viu esgotado o seu objecto social com a criação daquela outra entidade.

O CDS/PP considera então prioritário neste mandato que sejam feita a manutenção e a realização de obras nas redes de distribuição de água e saneamento, e que estas apesar de não se verem, são consideradas fundamentais para o ambiente e para a saúde dos cidadãos.O CDS/PP considera que a manutenção destes sistemas é urgente, tendo ainda em consideração que não são realizadas obras de vulto desde o tempo do Engº Nuno Abecasis.

MEDIDAS:

O CDS/PP propõe para o próximo mandato no Município de Lisboa:


- a elaboração de um diagnóstico das condutas que servem o município de Lisboa;
- assegurar o cumprimento da Lei-Quadro da Água;
- a monitorização a avaliação permanente e do estado das águas de superfície, das águas subterrâneas e das zonas de protecção;
- a elaboração de um inventário e monitorização das fugas existentes nas tubagens de distribuição e descarga de água no Município;
- o pagamento da dívida da CML à SIMTEJO;
- repensar a EMARLIS e a sua eventual extinção ou fusão com a Lisboa E-Nova (empresa municipal da área energética) numa Agência Ambiental de Lisboa;
- promover a realização de projecto de construção de acessos, reparação e consolidação do Caneiro de Alcântara, entre outros, evitando que as águas residuais sejam descarregadas para o rio Tejo sem tratamento. A Candidatura do CDS/PP considera fundamental a execução desta obra, em colaboração com o Município da Amadora, visto este colector de águas pluviais e residuais começar na Damaia, passar por Benfica e desaguar junto à Doca de Santo Amaro. Esta situação deverá então ser resolvida a nível da Área Metropolitana de Lisboa com a SIMTEJO.

4 – Os Resíduos Sólidos Urbanos e a Limpeza Pública

Portugal deverá contribuir para atingir as metas comunitárias de reciclagem, que se fixam actualmente em 25% em peso do total de papel/cartão, plástico e vidro produzido. As metas estreitam-se e, em 2011, o valor de recuperação sobe para os 55%. É por isso fundamental o papel das autarquias, e de Lisboa em particular, para que se possam atingir esses objectivos, que assumimos como nossos.

O papel do CDS/PP na Câmara de Lisboa é de sublinhar: foi com o Engº Nuno Abecasis que foram introduzidos os vidrões na cidade e que no actual mandato se avançou com a recolha selectiva porta-a-porta através de contentores ou sacos cedidos pela CML para as fracções valorizáveis, e pela recolha dentro dos estabelecimentos de restauração e similares das embalagens de vidro, plástico e metal e resíduos orgânicos.

Com a introdução do sistema de recolha selectiva porta-a-porta a grandes produtores e a alguns bairros de moradias espalhados pela cidade (cerca de 10% dos fogos), verificou-se um aumento na quantidade dos resíduos enviadas para a reciclagem, de 2003 para 2004, de cerca de 14 % para o papel/cartão, 19 % para as embalagens e 30 % para o vidro.

Iniciou-se também a recolha selectiva de resíduos orgânicos nos mercados, restaurantes, cantinas, bem como estabelecimentos de distribuição alimentar e o posterior encaminhamento para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica.

O CDS/PP considera importante ter em consideração outros aspectos que prejudicam a limpeza urbana e a saúde dos cidadãos: o lixo espalhado na via pública, os dejectos caninos, as pragas, os animais abandonados, as viaturas abandonadas, os depósitos de sucata (apesar de terem sido encerrados 46, consideramos que esta preocupação se deve manter), entre outros. Neste sentido foram adquiridos vários equipamentos de limpeza, sendo de realçar 27 moto-cães, responsáveis pela limpeza dos dejectos caninos nas zonas mais afectadas da cidade. Este tipo de estratégia deve ser acompanhado por mais sensibilização para esta problemática, responsabilizando os munícipes causadores deste tipo de insalubridade.

MEDIDAS:

O CDS/PP propõe para o próximo mandato no Município de Lisboa:


- continuar o alargamento da recolha selectiva porta-a-porta de papel/cartão, vidro embalagens;
- continuar o alargamento da recolha de resíduos orgânicos a mais produtores-alvo, nomeadamente domicílios;
- o fomento da prevenção, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos urbanos e só depois a eliminação destes, através de mais de campanhas de sensibilização nas escolas e para o público em geral, com o intuito de promover a separação dos resíduos;
- a sensibilização e o apoio na recolha dos óleos alimentares usados e das pilhas em grandes produtores e nos domicílios;
- a sensibilização e responsabilização dos munícipes no que se refere aos dejectos caninos;
- a identificação e encerramento dos depósitos de sucata que ainda não foram identificados;
- a renovação e reforço da frota de limpeza;
- o controlo das pragas e animais em meio urbano;
- continuar a promoção da adopção de animais existentes no Canil/Gatil Municipal de Monsanto, através de campanhas de sensibilização e colaboração com as Associações Zoófilas;
- a melhoria das condições existentes no Canil/Gatil Municipal de Monsanto;
- a criação de um projecto piloto que contemple o estabelecimento de uma parceria público/privada em matéria de resíduos e limpeza;
- a clarificação do regime da “taxa de saneamento”, que contempla não só o tratamento das águas, mas também a recolha e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos. Estas informações são consideradas úteis para os munícipes terem conhecimento relativamente Às quantidades de resíduos produzidos e aos custos de recolha e tratamento deste.

5 – Os Espaços Verdes

Lisboa é uma cidade com inúmeros jardins e espaços verdes. Com o intuito de fomentar a qualidade ambiental da cidade e a qualidade de vida dos cidadãos que nela habitam, a candidatura do CDS/PP à Câmara Municipal de Lisboa defende que o desenvolvimento da cidade de Lisboa não deve ser feito contra a natureza, mas sim com ela, respeitando-a e valorizando-a sustentavelmente..

Sublinhamos como ponto positivo do actual mandato os esforços feitos no sentido de reabilitar o Parque Florestal de Monsanto.

O CDS/PP considera que hoje, mais do que a quantidade de espaços verdes e jardins em Lisboa, o seu principal problema é a sua falta de manutenção e a necessidade de os requalificar e não deixar degradar.

MEDIDAS:

O CDS/PP propõe para o próximo mandato no Município de Lisboa:


- a requalificação dos espaços verdes degradados da cidade, conciliando a preservação da natureza com a utilização destes pelos cidadãos;
- prioridade para uma política de manutenção frequente dos espaços verdes, através de rega, limpeza, deservagem, desmatação, corte e tratamento das plantas;
- a introdução de redes de rega, adoptando nomeadamente o sistema gota a gota, nos espaços verdes que ainda não o têm.
- realização da rega nos jardins reutilizando águas das chuvas ou águas provenientes das ETAR’s.

terça-feira, setembro 06, 2005

Frente a Frente

Após o debate com Carmona Rodrigues, onde a nossa candidata se destacou pela positiva, o ciclo continua. Desta feita será com o candidato da CDU (PCP+PEV):

Maria José Nogueira Pinto
vs
Rúben de Carvalho

SIC-Notícias 22h

À altura do desafio, Maria José Nogueira Pinto irá com certeza expôr e defender o melhor programa, ideias e formas de execução e concretização.

Apresentará a força, a convicção e o conhecimento das questões que preocupam os lisboetas, mas também a forma de as resolver com seriedade, empenho e trabalho árduo.
O CDS-PP é útil a Lisboa!
Lisboa com certeza em boas mãos!

segunda-feira, setembro 05, 2005

Candidata do CDS fala sobre prostituição e exclusão social

A candidata do CDS à presidência da Câmara Municipal de Lisboa quer acabar com a deslocalização dos problemas sociais na capital, apostando em infra- estruturas através de um esforço conjunto do poder local e central.
"Se não quisermos varrer os problemas para debaixo do tapete e sujeitar a cidade a sucessivas deslocalizações de problemas como a toxicodependência e a prostituição temos de investir num processo demorado, continuado e pluridisciplinar", afirmou Maria José Nogueira Pinto. Esse processo passa por um "planeamento conjunto com o poder central (Ministério da Saúde) e com a segurança social através da Misericórdia de Lisboa", disse a candidata, defendendo que "não cabe à autarquia resolver estes problemas".
A Câmara Municipal de Lisboa "deve sim ser um parceiro na solução destas questões", investindo ao nível das infra-estruturas", nomeadamente nos "centros de acolhimento para mulheres na prostituição", exemplificou.
Maria José Nogueira Pinto quer apostar na competência destas mulheres de forma a "mudar a sua condição de vida porque, ao contrário do que se pensa, elas gostariam de mudar de vida".
Seria ainda "importante" para a candidata que houvesse uma "reflexão geral e mesmo ao nível da Assembleia da República", sugerindo uma "audição [aos partidos] sobre estes problemas sociais".
As declarações da candidata do CDS foram feitas na zona do Intendente, depois de ter feito visitas a várias instituições, às quais a comunicação social não teve acesso.
Maria José Nogueira Pinto iniciou a manhã no Centro de Apoio Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, passou pelas Irmãs Oblatas e terminou a visita na Associação "O Ninho", instituições que dão ajudam a combater o flagelo da toxicodependência e da prostituição.

Notícia: 05 Set (LusaRádio)

domingo, setembro 04, 2005

Hoje: Frente-a-Frente

Hoje, inicia-se o Ciclo de debates a dois na SIC-Notícias.

Este Ciclo vai ser inaugurado pela nossa candidata vs o candidato do PSD:

Maria José Nogueira Pinto
vs
António Carmona Rodrigues

SIC-Notícias 22h

À altura do desafio, Maria José Nogueira Pinto irá com certeza expôr e defender o melhor programa, ideias e formas de execução e concretização.

Apresentará a força, a convicção e o conhecimento das questões que preocupam os lisboetas, mas também a forma de as resolver com seriedade, empenho e trabalho árduo.

O CDS-PP é útil a Lisboa!
Lisboa com certeza em boas mãos!

sexta-feira, setembro 02, 2005

Maria José Nogueira Pinto visita instituições do Intendente

13H30 – Declarações à Imprensa sobre problemática da prostituição e sobre exclusão social
Ponto de Encontro: Igreja dos Anjos

No âmbito da visita às freguesias de Santa Justa, Socorro e Anjos, a candidata do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, Dra. Maria José Nogueira Pinto, visitará na próxima segunda-feira, dia 5 de Setembro, uma série de instituições de apoio social no Intendente, entre as quais as Oblatas do Santíssimo Redentor, a Associação “O Ninho”, o Projecto DROP-IN e o Centro de Apoio Social dos Anjos da Santa Casa da Misericórdia. (Locais onde não será possível a recolha de imagens)
A Dra. Maria José Nogueira Pinto fará, pelas 13H30, algumas declarações à Imprensa sobre a problemática da prostituição e da exclusão social.

Uma Baixa problemática

O Café Nicola foi o ponto de encontro para um interessante debate sobre os problemas que actualmente afectam a Baixa Pombalina.Numa conversa aberta organizada pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, Maria José Nogueira Pinto ouviu atentamente as queixas apresentadas pelos representantes dos comerciantes daquela zona lisboeta.

A segurança e higiene, a circulação automóvel, o estacionamento e as cargas e descargas, bem como a necessidade de uma gestão integrada do centro histórico, foram os pontos focados.“Para aguentar o que a Baixa tem aguentado é porque esta é uma zona extraordinária”, afirmou José Ratinho, membro da associação, acrescentando: “Nós somos comerciantes e temos graves problemas na Baixa. Precisamos de ver quais são os pontos em que a máquina está estrangulada”.“Temos de tentar entender as causas desta situação, que são várias”, começou por dizer a candidata do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Para Maria José Nogueira Pinto, “a questão do Rossio prende-se com o desprezo absoluto da sua manutenção. A nossa obrigação é prevenir e não remediar”, sublinhou a candidata democrata-cristã.

quinta-feira, setembro 01, 2005

Maria José Nogueira Pinto amanhã no Café Nicola

10H00 – Colóquio no Café Nicola sobre a Baixa Pombalina

A convite da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, a candidata do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, Dra. Maria José Nogueira Pinto, estará amanhã no Café Nicola, pelas 10 horas, para debater os temas que mais preocupam os comerciantes da Baixa Pombalina: a Segurança e Higiene; a Circulação Automóvel; o Estacionamento e Cargas e Descargas e a gestão integrada do centro histórico.

Este será o primeiro encontro que esta associação promeverá com todos os candidatos à autarquia lisboeta.

"Zezinha nos Alunos de Apolo"

(Notícia Correio da Manhã, de 1 de Setembro)

"A candidata a Lisboa do CDS-PP, Maria José Nogueira Pinto, quis ontem mostrar como o papel de uma colectividade pode cumprir a missão de formação e entretenimento até para idosos.
Os Alunos de Apolo, com cerca de 600 associados, estão abertos durante o dia e são vários os idosos que lá passam para um pézinho de dança. Também foi lá que a candidata aprendeu a dançar o tango há uns anos. Ontem, dedicou parte do dia a defender residências assistidas para idosos".
A candidata, acompanhada pelos candidatos às várias freguesias, visitou ainda o Bairro da Bela Flor juntamente com a Associação de Moradores, tendo almoçado no Santana Futebol Clube.
No fim do dia, visitou ainda o Sport Lisboa e Lapa.

Candidatos visitam a "abandonada" Marina do Parque das Nações



A candidata numa atitude informal convidou as duas associações presentes a juntarem-se à mesa para uma breve troca de impressões. A ANMPN entregou um dossier a cada um dos presentes contendo diversa documentação e expressou a sua indignação pelo desprezo a que a Marina foi votada não só pela Parque Expo, como também pela concessionária, autarquia e governo.A Dr.ª Maria José N. Pinto mostrou-se chocada com toda a situação de desleixo e abandono em que se encontram a marina, o edifício Nau e respectivos arredores, bem como, pelo esbanjamento de recursos financeiros públicos efectuado ao longo dos últimos anos, sem qualquer resultado para o restabelecimento da operação da marina.

Afirmou ter enorme dificuldade em compreender como é possível não potenciar uma infra-estrutura como a Marina do Parque das Nações, decerto geradora de evidentes mais valias para os potenciais investidores e agentes económicos. Por outro lado reconheceu não ser admissível que a cidade de Lisboa permita ter no seu seio tamanho e absurdo espectáculo.
A candidata afirmou que a sua candidatura não tem nada de novo para oferecer, já que, o trabalho que está por acabar na cidade de Lisboa é mais do que suficiente para a vigência de um mandato. A Marina do Parque das Nações é um entre muitos exemplos do que atrás ficou referido, para a qual é fundamental uma solução urgente.

Entende que a CML pode e deve assumir um papel mais activo na tentativa de contribuir para uma solução que acabe de uma vez por todas com a péssima imagem que todo o local apresenta e permita a operacionalidade daquela que será a primeira marina da capital. Chamámos à atenção da Dr.ª Maria José para o desmazelo e para a acumulação de lixo na ponte-cais e quebra-mares, locais tomados novamente de "assalto" pelos pescadores de cana (estavam dezenas à hora da visita), em atitude de completo afrontamento à placa de "Proibição de Pescar" (resta apenas uma das três placas afixadas há cerca de um mês, verdadeiro exemplo da falta autoridade e de zelo por parte da Parque Expo, naquele espaço.)
Ficámos cientes do interesse da candidata que mostrou possuir ideias firmes e concretas sobre a necessidade de dinamizar as frentes ribeirinhas da cidade, a náutica de recreio e o turismo de vertente náutica.

Idosos devem ser prioridade em Lisboa

Maria José Nogueira Pinto defende a intervenção do Estado na promoção do apoio a idosos e, quanto ao papel da Câmara de Lisboa, a candidata do CDS/PP à presidência da autarquia da capital é clara "O município deve incluir nas suas operações de reabilitação urbana uma componente de apoio a idosos, promovendo a construção de residências assistidas. Um caso paradigmático poderá ser o da Baixa, se avançar a sua recuperação como se anuncia."

Quando uma cidade como Lisboa já tem 25 por cento da sua população com mais de 65 anos e os problemas associados a esta faixa etária são sérios e caros para a sociedade, "um autarca tem que ter sensibilidade para a sua resolução", sustenta a candidata.

Não foi o facto de ter exercido o cargo de Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que levou Maria José Nogueira Pinto a dedicar o dia de ontem às questões sociais e a incluir uma visita a um centro da instituição. "Viemos porque o problema demográfico dos idosos em Lisboa é muito importante e vai custar cada vez mais caro, conforme os próprios estudos indicam."

O centro de Dia de Doentes de Alzheimer foi outro ponto de paragem que serviu para "mostrar a falta de ajudas disponíveis a estes doentes e suas famílias na rede social existente".

No entender da candidata, "para a resolução de problemas desta natureza é preciso estabelecer prioridades", acrescentou, mostrando incompreensão face à utilidade de investimentos municipais avultados "como o do projecto Gehry" para o Parque Mayer, quando "há ainda tanta coisa para fazer por estes Lisboetas".

Ribeiro e Castro, líder do CDS/PP, acompanhou a visita e considera que "desde Nuno Abecasis Lisboa não tinha uma pessoa com tanta sensibilidade para resolver os seus problemas como Maria José Nogueira Pinto".

- Diário de Notícias

Grupos do Google Subscreva o Grupo de Discussão do Forum Lisboeta
Email:
Pesquise os Arquivos em Grupos de Discussão no: google.com